Geral

Partido de centro-esquerda encosta em bloco conservador de Merkel em pesquisa eleitoral na Alemanha

28/03/2017
Partido de centro-esquerda encosta em bloco conservador de Merkel em pesquisa eleitoral na Alemanha

O partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha, de centro-esquerda, diminuiu a diferença para os conservadores da chanceler Angela Merkel no apoio popular, mostrou uma pesquisa mensal divulgada nesta terça-feira (28), a menos de seis meses de uma eleição federal no país que tem a maior economia da Europa.

A pesquisa Allensbach, que será publicada no jornal “Frankfurter Allgemeine Zeitung” na quarta-feira, mostrou o bloco conservador de Merkel com 34%, um ponto percentual acima do levantamento anterior, de fevereiro.

O SPD, com seu novo líder e candidato a chanceler Martin Schulz, ganhou 2,5 pontos percentuais no levantamento mensal, chegando a 33% de apoio.

O levantamento mostrou ainda o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que é contra a imigração, perdendo 1,5 ponto e indo a 7% de apoio, seu índice mais baixo na pesquisa desde novembro de 2015.

O partido de extrema-esquerda Linke permaneceu com os mesmos 8% da pesquisa passada, ocupando a terceira posição. Os Verdes receberam 7,5% e o Democratas-Livres, 6,5% — acima da barreira de 5% necessária para se entrar no Parlamento.

A pesquisa foi realizada entre 6 e 19 de março.