Geral

Obra de autora holandesa destaca peças de artistas alagoanos

17/03/2017
Obra de autora holandesa destaca peças de artistas alagoanos

A arte alagoana está mesmo ganhando o mundo. Prova disso é o livro-revista Bloom Fé, da autora holandesa Li Edelkoort, lançado nessa quinta-feira (16), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O evento, que compôs a programação da semana do artesão, apresentou a produção que reúne, entre peças de diversos artistas do Brasil, obras de três artistas alagoanos, que trabalham a intervenção do design nas técnicas artesanais.

Referência internacional em consultorias de moda global e editora do livro, Lili Tedde é a representante da autora Li Edeolkoort no Brasil, e foi, também, a responsável por apresentar os trabalhos que compõem o livro: a Cadeira Engenho, feita inteiramente de rapadura, e a peça Mancebo Kaete – do design Rodrigo Ambrósio- e a instalação “Pássaros do Sertão”, dos artistas alagoanos Dalton Costa e Jasson, que reinterpreta os símbolos da cultura ribeirinha, como as carrancas e pássaros da região sertaneja.

 

“Fico feliz em poder representar meu Estado em um livro como esse, sendo fornecedor de ideias, de produtos e responsável pela criação de algo que agora ganha o mundo. Além disso, é muito importante trazer para Alagoas este lançamento, dividindo isso com nossos amigos e pessoas que já conhecem nosso trabalho”, afirmou Dalton Costa.

 

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, participou do evento de lançamento do livro e destacou o trabalho do Governo na propagação da produção alagoana, que atua dando apoio aos artesãos e designers na participação e divulgação de eventos, feiras, dentre outros.

 

“O que está contemplado no livro expressa duas fortes vertentes culturais de Alagoas. A primeira é o forte potencial do artesanato, e a segunda, o talento dos nossos artistas plásticos e designers. A união destas duas riquezas resulta em uma tendência valorizada mundialmente, que é trazer inovação extraída da arte popular. Por este exemplo produzido pela autora holandesa Lidewj Edelkoort, e muitos outros, o Governo de Alagoas trabalha para fortalecer nosso artesanato e abrir as fronteiras de divulgação”, destacou Renata Calheiros.

 

Sobre o livro

Eleita pela revista Time como uma das 25 pessoas mais influentes da área da moda, arte, arquitetura e design, a autora Li Edelkoort viaja o mundo estudando a evolução das tendências socioculturais, aplicando-as em criações elaboradas para clientes de diversos segmentos.

 

O livro Bloom Fé, lançado no Brasil e no exterior, traz o tema ouro e religiosidade, e mantém o foco sobre a criação brasileira, se inspirando na horticultura para falar de moda, beleza, lifestyle, artesanato e arte.

Organizada pela Sedetur, a Semana do Artesão segue até este sábado, 18. A programação completa está disponível no site sedetur.al.gov.br