Cidades

IML cumpre Termo de Conduta e encerra exumações no Divina Pastora

03/03/2017
IML cumpre Termo de Conduta e encerra exumações no Divina Pastora
Órgão irá sugerir projeto de lei para normatizar procedimentos em todo Estado. Ascom

Órgão irá sugerir projeto de lei para normatizar procedimentos em todo Estado. Ascom

A equipe do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima, responsável pelas exumações em covas de corpos de indigentes, concluiu os trabalhos nesta sexta-feira (3), no cemitério municipal Divina Pastora, no bairro do Rio Novo. Foram feitas 13 escavações para retirada de ossos e no espaço vago foram sepultados a mesma quantidade de corpos que se encontravam no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió aguardando vagas.

O mutirão para exumações e sepultamento foi uma das ações firmada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no Ministério Público de Alagoas. Os corpos exumados foram sepultados em 2011 e os inumados tinham mais de 30 dias no IML, prazo estipulado pelo órgão para identificação por familiares.
O perito médico-legista Kleber Santana, coordenador dos trabalhos, explicou que nesses dois dias o trabalho se concentrou em uma área do cemitério destinada ao IML onde são enterrados os corpos de indigentes. Após identificar as covas, as ossadas são retiradas, ensacadas e transferidas para os ossuários.

“Com a finalização desse segundo dia, conseguimos cumprir a meta estipulada pelo o TAC, mas isso não garante definitivamente a disponibilidade de vagas para sepultar corpos de indigentes. Por isso, iremos sugerir na próxima reunião com o Ministério Público a necessidade de criar uma normatização e, posteriormente, uma lei estadual para definir as regras para esse tipo de exumação”, afirmou o legista.

Dos trezes corpos, duas eram ossadas e já foram direto para o ossuário do cemitério. Com as exumações e os sepultamentos realizados nesta sexta-feira, restaram no IML apenas sete corpos que entraram após a assinatura do termo e que esperam o prazo estipulado pelo órgão para a identificação oficial feita por familiares ou exames de necropapiloscopia e DNA forense.