Geral

Graciliano Ramos, o grande homenageado dos 200 anos de Alagoas

20/03/2017
Graciliano Ramos, o grande homenageado dos 200 anos de Alagoas
 Secretária Isvânia Marques (Foto: Associação Internacional de Escritores e Artistas)


Secretária Isvânia Marques (Foto: Associação Internacional de Escritores e Artistas)

O escritor palmeirense, Graciliano Ramos, será o grande homenageado da programação dos 200 anos de Alagoas, neste mês de março, quando completa aniversário de sua morte, neste dia 20. As homenagens acontecerão entre os dias 20 e 24, segundo informou a secretaria de Cultura de Palmeira dos Índios, Isvânia Marques, que está acompanhando a elaboração de toda a programação, junto aos órgãos responsáveis do Estado.

Nesta segunda-feira, 20, a partir das 19 horas, no auditório do Ifal, acontece uma palestra com o escritor Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano, sobre as obras do avô, como também do livro de contos ‘Insônia’, que completa este ano 70 anos de publicado. Já as 20 horas, o cineasta Ney Sant’Anna, filho de Nelson Pereira dos Santos (diretor de Vidas Secas) discorrerá sobre o curta metragem “O Ladrão”, filme de 36 minutos, que será exibido na ocasião.

No dia seguinte, também no auditório do Ifal, a parir das 19 horas, será apresentada a peça “Um brasileiro alagoano, memória de Heloisa”, com a encenação dos artistas alagoanos Paulo Poeta, Chico de Assis e Arlene Castro. Completando a programação em palmeira dos Índios, serão exibidos filmes sobre a vida e obras de Graciliano Ramos, na Praça da Independência, no Centro, sempre a partir das 19 horas. Com o patrocínio do Governo de Alagoas, todos os eventos na cidade contam com a organização do Governo do Povo, apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e organização da APALCA – Academia Palmeirense de Letras, ciências e Artes. “Será um evento de grande relevância para a nossa cidade, nosso povo, que poderá render mais uma grande homenagem a Graciliano, neste ano em que Alagoas festeja seus 200 anos”, resumiu.