Cidades

Feirão de Crédito intensifica pequenos negócios de Arapiraca

28/03/2017
Feirão de Crédito intensifica pequenos negócios de Arapiraca
Alex e Adriana foram em busca de orientação e crédito para ampliar e diversificar a produção de verduras(Fotos: Ascom/Desenvolve)

Alex e Adriana foram em busca de orientação e crédito para ampliar e diversificar a produção de verduras(Fotos: Ascom/Desenvolve)

Fortalecer a economia de base no município de Arapiraca. Esse foi o propósito do 1º Feirão de Crédito realizado pela Desenvolve Alagoas nesta segunda-feira (27), no Clube dos Fumicultores. A ação reuniu centenas de pequenos produtores rurais e microempreendedores da região que buscam incentivo governamental para a manutenção de seus negócios.

A iniciativa inédita tem o intuito de disseminar o trabalho de liberação de recursos proposta pelo Governo do Estado, de forma orientada e desburocratizada. “A Desenvolve tem um papel fundamental no fortalecimento da economia movida pelos pequenos negócios. E este trabalho deve sempre ir além do repasse financeiro. Ele engloba ainda capacitação e acompanhamento técnico, para que o recurso seja bem investido”, argumentou Rafael Brito, presidente da Desenvolve.

Em seu discurso, Brito relatou ainda que este tipo de ação ampliará a oferta de crédito aos pequenos produtores da região. “Esse será o primeiro de uma série de feirões que levarão oportunidade de tomada de recursos por todo o interior de Alagoas”.

Um grande balcão de atendimento foi montado no local para identificar os pequenos negócios, entender a margem que necessitam para fortalecerem suas produções ou comércio e já tiveram suas solicitações avaliadas em tempo hábil.

Os produtores da agricultura familiar, pequenos negociantes e integrantes de cooperativas e associações foram o público-alvo desta ação, que disponibilizou também um curso gratuito ministrado pela Desenvolve sobre Educação Financeira Pessoal e para o Negócio.

Uma feira foi montada para comercializar produtos da agricultura familiar, como derivados da mandioca, bolos, hortaliças, frutas, doces, artesanato, além de outros itens produzidos na região.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, que representou o governador Renan Filho no evento, afirmou que a Desenvolve é uma entidade que tem prestado um serviço sem igual aos pequenos produtores, em especial de Arapiraca, que conta com o carinho do governador.

O sucesso do evento ficou por conta do grande número de atendimentos realizados. Pessoas de várias localidades foram esclarecer dúvidas e saíram de lá com a garantia de crédito liberado. A exemplo do casal Alex e Adriana, que cultivam verduras e, agora, com o recurso da Desenvolve, vão poder ampliar e diversificar a produção com a inclusão de frutas no sítio localizado no povoado Pé Leve Velho.

Dona Teresinha de Oliveira planta hortaliças e macaxeira há pelo menos 10 anos. Ela quer ampliar sua produção e investir também na abertura de um mercadinho em seu sítio para atender à demanda de seus vizinhos em busca de gêneros alimentícios e produtos para casa.

“A gente nunca tinha visto nada assim aqui em Arapiraca e não podíamos perder a oportunidade de tentar melhorar de vida”, mencionou a produtora também do Pé Leve Velho.