Política

Deputados protocolam requerimento para criação da Frente em defesa do Comércio

23/03/2017
Deputados protocolam requerimento para criação da Frente em defesa do Comércio

Atendendo o pleito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), os deputados estaduais Tarcizo Freire (PP) e Jó Pereira (PMDB) protocolaram, esta semana, um requerimento na Assembleia Legislativa solicitando a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio. Inclusive, o requerimento já foi lido no expediente de ontem (22). Com a Frente, os empresários terão um canal de diálogo dentro da Assembleia Legislativa.

O passo seguinte será entrar na pauta para apreciação do requerimento pelo plenário e os parlamentares serão convidados a se manifestar quem terá interesse em compor a Frente. A expectativa é de que isso aconteça na sessão da próxima terça-feira, dia 28.

A deputada Jó chegou a colher algumas assinaturas no requerimento que foi enviado ao presidente da ALE, deputado Luiz Dantas (PMDB). Assinaram o requerimento os deputados Gilvan Barros (PSDB), Bruno Toledo (PROS) e Rodrigo Cunha (PSDB).

Para o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, a Frente terá o propósito de auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem o setor, a exemplo da simplificação da carga tributária, desoneração tributária, estímulo à qualificação profissional, empreendedorismo e desburocratização, entre outros ajustes que possam garantir o desenvolvimento do Estado. “Nossos empresários não podem perder competitividade, se tivermos um comércio forte, teremos um Estado desenvolvido”, afirmou o presidente da Fecomércio, Wilton Malta.

Os números demonstram a fatia do comércio na economia alagoana. São mais de 129 mil empresas, que representam 71% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. O setor gera 62% dos empregos formais.

Instalar a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviço e Turismo será uma grande conquista para todos os empresários do Estado, pois será um importante canal de articulação dentro da Assembleia Legislativa para defender os interesses da classe produtiva. Será um ambiente propício para conversar e disseminar informações. Precisamos que o Estado cresça com segurança para o futuro dos negócios.

Conforme o presidente da Fecomércio, a entidade já elaborou uma pauta a ser discutida com os deputados integrantes da Frente a exemplo da revisão dos produtos sujeitos ao Fundo Estadual de

Combate a Erradicação da Pobreza (Fecoep), a criação de um programa de estímulo à formalização de novos empregos, entre outros temas que podem facilitar a atividade empresarial sem comprometer a máquina do Estado.