Cidades

Bloco “Os Tabaqueiros” faz a ressaca do Carnaval neste domingo, em Palmeira de Fora

10/03/2017
Bloco “Os Tabaqueiros” faz a ressaca do Carnaval neste domingo, em Palmeira de Fora
Vânio Bahia vai agitar a saideira do Carnaval de 2017, em Palmeira (Foto: blog capoeiras)

Vânio Bahia vai agitar a saideira do Carnaval de 2017, em Palmeira (Foto: blog capoeiras)

O folião já sabe que após o Carnaval é a hora da ressaca carnavalesca. Em sua 14ª edição, o bloco “Os Tabaqueiros” de Palmeira dos Índios, se prepara para sair novamente às ruas e fazer o maior arrastão do interior alagoano. O evento, que terá como atração o músico pernambucano Vânio Bahia, é gratuito, não tem fins lucrativos e acontece neste domingo, 12, em Palmeira de Fora, com segurança e conforto. A concentração do bloco será na Praça Pedro Suruagy, a partir das 15h, e seguirá pela Avenida Rotary até a Praça Lili Barros, onde o evento será encerrado. Cada abadá será trocado por três quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para comunidades carentes.

Para Erisvaldo Carneiro da Silva, um dos organizadores do evento, o importante é participar do bloco porque, com ou sem abadá, todos brincam e se divertem. As camisas do bloco são confeccionadas por empresas patrocinadoras e em seguida trocadas por alimentos que serão distribuídos para várias entidades sociais. “Pedimos aos empresários que abracem essa ideia, ajudem a promover a cultura e a tradição da nossa gente, além da oportunidade de mostrar a marca da empresa. O nosso bloco foi formado há quatorze anos por um grupo de amigos, e a cada ano vai ganhando mais seguidores”, disse Erisvaldo.

Ele relembra que o nome do bloco é um resgate histórico de uma antiga vocação da comunidade de Palmeira de Fora. “Por muito tempo essa região produziu tabaco, o rapé que era comercializado nas feiras-livres. Ao ser inalado, o rapé que tem cheiro forte, faz a pessoa espirrar repetidamente. Daí originou-se o nome do bloco, que antes era considerado um apelido provocativo. Destaco que sem o apoio das empresas e dos amigos não seria possível realizar um evento de grande monta como este” contou Júlio.

Ao conhecer a iniciativa por meio da empresa Cunha Distribudora, a Pitú indústria gostou da ideia e passou a patrocinar o evento. A Black Stone, Palmas veículos, Radar, Lamepi, Grupo É Bom, Vinho Quentinho, Salute, Contec, Prodan, Marcenaria Eucalipto, Linda Bijuterias, Isa Bijuterias, Casa Nova, Dismoto, Grupo Zito do Lindalvo, Supply, Ultragás e Future também são parceiros do evento.

Pontos de Troca

Palmeira de Fora: em frente à casa de dona Dadá; na casa da Ariana do Pisca; casa do Manoel Macena; mercado Mini Box Bom Jesus; Mercado Econômico; Mercado do César; Mercado Santo Expedito e Bar da Expedita.

Palmeira dos Índios: Linda Bijuteria; Dena Modas, na Avenida Vieira de Brito; frigorífico Boi Bom, na Avenida Alagoas; Casa do Val (Avenida Alagoas); Casa do Barreirito, no conjunto Edval Gaia; Casa do Bita do boi, vizinho ao passaporte do Bocão.