Política

Benedito de Lira critica decreto de Temer que vincula a pesca ao Ministério da Indústria e Comércio

16/03/2017
Benedito de Lira critica decreto de Temer que vincula a pesca ao Ministério da Indústria e Comércio
Benedito de Lira pediu apoio para barrar decisão do governo federal (Foto: assessoria)

Benedito de Lira pediu apoio para barrar decisão do governo federal (Foto: assessoria)

O senador Benedito de Lira ocupou a tribuna nesta quinta-feira, 16, para criticar o decreto 9004, de 13 de março de 2017, que transfere para a Secretaria Nacional da Pesca para o Ministério da Indústria e do Comércio. O líder do PP no Senado considerou o decreto “estranho e inoportuno” e apelou ao presidente Michel Temer para reavaliar a decisão.

Depois de afirmar que o Ministério da Industria e Comércio não tem nada a ver com a atividade pesqueira, o senador Benedito de Lira afirmou que o correto seria recriar o Ministério da Pesca para realizar políticas públicas que possibilitem ao País ocupar lugar de destaque na produção de pescado no mundo.

“Possuímos uma extensa costa marítima, temos o maior volume de água doce e, no entanto, estamos longe de ser uma potência mundial na atividade pesqueira”, disse o senador.

Lembrou que o Ministério da Pesca foi extinto como medida de economia, mas na realidade não representou qualquer importância para o erário público. “Muito pelo contrário, só trouxe dificuldades para a atividade pesqueira e para os pescadores. A pesca é uma atividade secular, talvez a mais antiga, mas infelizmente foi marginalizada. O pescador perdeu a sua condição, o pescador não tem maior importância“.

“Lamento profundamente e, desde já, estou solidário para apoiar qualquer iniciativa do Senado Federal para barrar essa decisão do Poder Executivo, resguardando uma posição em defesa do interesse da pesca brasileira e consequentemente mais respeito pelo pescador deste país”, concluiu.