Geral

AL se destaca em educação superior em workshop de financiadora britânica

21/03/2017
AL se destaca em educação superior em workshop de financiadora britânica
Programação do Researcher Links segue até a próxima sexta-feira (24). Ascom

Programação do Researcher Links segue até a próxima sexta-feira (24). Ascom

Alagoas integra o time nacional na corrida por recursos de pesquisa internacionais, uma cooperação necessária para expandir as linhas de atuação. Em momento precursor, o Estado recebe pela primeira vez o Researcher Links Workshop: Higher Education for All, (educação superior para todos).

O evento é coordenado localmente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e aportado pelo Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico que destina recursos para desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia em 15 países.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) esteve presente na segunda-feira (20) num encontro que reuniu 40 pesquisadores internacionais, metade brasileiros e metade estrangeiros, em intensos debates sobre a melhoria da educação pública, em nível superior e nas escolas.

A assessora científica de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili, apresentou as atividades desempenhadas pela Fundação nos dois últimos anos da atual gestão, frisando a inserção de Alagoas nesta etapa:

“Enquanto Fapeal, nós mostramos o nosso histórico, os nossos desafios sendo uma instituição pequena, com orçamento inferior a outras agências, mas vislumbrando e nos empenhando em um caminho nessa possível colaboração”, explica a assessora.

A gestora alega que há uma perspectiva de articulação e de aproximação das outras fundações de amparo à pesquisa (FAPs) do Nordeste, para que, em conjunto, o poder de barganha aumente, resultando em recursos federais para a graduação e pós-graduação.

Bolsas

A Fapeal desenvolveu nestes últimos anos ações como o Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas (PDPP), que inserem pesquisadores e pós-graduandos em instituições públicas, contribuindo com produção científica.

Outro modelo já bem-sucedido é o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCR), que fomenta bolsas a doutores advindos de outros estados, que fixam seus centros de pesquisa em instituições alagoanas.

Linhas gerais de colaboração

De forma sistemática, as financiadoras britânicas e pesquisadores de diferentes nacionalidades realizaram um intercâmbio de informações, prospectando diálogos assertivos. ***O intuito do evento é conhecer o cenário nacional e suas deficiências, apresentar análises exitosas em países dianteiros no processo, e propor soluções científicas para o aprendizado tecnológico em escolas e universidades.

“Os pesquisadores de Alagoas a posicionam bem nesta chamada, com pesquisadores fortes na área de informática em educação, o que permitiu sediar este workshop em parceria com o Reino Unido. A discussão volta-se então a como colaborar e como contribuir para melhorar a educação em geral no Brasil”, explica Ig lbert Bittencourt, presidente da Comissão Especial de Informática na Educação e responsável pelo grupo brasileiro.

O Workshop contará ainda com outras apresentações de referência, brasileiras e estrangeiras. A programação do Researcher Links segue até a próxima sexta-feira (24), em dois horários, na sala de reuniões de hotel situado em Marechal Deodoro, na Praia do Francês.