Geral

Servidores do TJ/AL visitam Paraíba visando implantar sistema inédito nos cartórios

06/02/2017
Servidores do TJ/AL visitam Paraíba visando implantar sistema inédito nos cartórios
Servidores do TJ/AL em visita à Corregedoria da Paraíba (Foto: Assessoria)

Servidores do TJ/AL em visita à Corregedoria da Paraíba (Foto: Assessoria)

Servidores da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL) e do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) conheceram as instalações da Corregedoria da Paraíba e do Cartório de Registro de Imóveis de João Pessoa, na última semana. O objetivo foi conhecer o Selo Eletrônico de Autenticidade e o modelo de gestão utilizado pela Justiça paraibana.

A visita seguiu um cronograma técnico designado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) também esteve na Paraíba para estudar o modelo de implantação do Selo em visita realizada anteriormente.

A iniciativa visa trazer segurança, agilidade e eficiência nos atos cartorários, controle no fluxo e distribuição dos selos, evitando extravios e reutilizações desses selos, além do controle financeiro. “Nós vamos partir de um método físico para um digital. E quando se fala de métodos digitais, é possível avançar anos”, comentou Cleógenes Rizzo.

Durante a visita foi proposta a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois tribunais para desenvolver o Selo Eletrônico de Autenticidade em Alagoas. Após a realização de um relatório sobre as medidas a serem tomadas, a ideia será encaminhada ao presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Praxedes, que decidirá se o Poder Judiciário de Alagoas adotará o mesmo modelo.