Geral

Renan Filho inaugura campus do Ifal em Maragogi

17/02/2017
Renan Filho inaugura campus do Ifal em Maragogi
Educação da região Norte contemplada com Ifal em Maragogi (Foto: gazetaweb/sucursalmaragogi)

Educação da região Norte contemplada com Ifal em Maragogi (Foto: gazetaweb/sucursalmaragogi)

Os mais de 500 alunos do Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi, agora podem desfrutar de novas e modernas instalações. É a região Norte de Alagoas alcançando mais qualidade no ensino de qualidade, como pontuou o governador Renan Filho, durante a inauguração do campus, nesta sexta-feira, 17.

“É o governo federal e o governo do Estado investindo juntos para melhorar a qualidade do ensino técnico. Vamos inaugurar outras em São Miguel dos Campos, Batalha e Coruripe. Isso dá oportunidade a juventude se capacitar. Traz muitos avanços para Alagoas”, ressaltou Renan Filho. Durante seu discurso lembrou que mais de 20 mil alunos alagoanos estão nos campus do Ifal. “É uma relação direta com o desenvolvimento de Alagoas”, emendou o governador.

O novo campus dispõe de 5.600 metros quadrados, 12 salas de aula e quatro laboratórios. Em 2016, ainda na sede provisória, foram 1.246 matriculas entre 526 para os cursos de nível superior e 720 para o técnico.

O vice-governador e secretário Luciano Barbosa lembrou que a região Norte já possui duas escolas em tempo integral em Porto Calvo e Matriz de Camaragibe e que fortalecer a educação no interior é primordial.

“Espalhar o Ifal pelo interior é dar a chance a essa juventude de ter uma educação pública de qualidade com professores que possuem mestrado e doutorado. Evitando que os jovens tenham que ir para a capital e assim enriqueça o interior”, completou Barbosa.

Atualmente, o Ifal Maragogi oferece cursos de Administração  (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Letras (Licenciatura), hotelaria, técnico em agroecologia e técnico em hospedagem.

Em Alagoas, o Ifal conta com 16 campi. A ideia conjunta dos governos federal e estadual é seguir ampliando.

Ufal no Norte – Diante do ministro Mendonça Filho, da Educação, Renan Filho solicitou um empenho do ministério para facilitar a vinda do campus da Universidade Federal de Alagoas para a região Norte. Segundo o governador, já tem terreno e cursos. Em resposta, ministro acenou positivamente.