Geral

As pessoas que já conhecem os ganhadores do Oscar, mas não contam para ninguém

26/02/2017
As pessoas que já conhecem os ganhadores do Oscar, mas não contam para ninguém
Martha Ruiz e Brian Cullinan no tapete vermelho (Foto: RICEWATERHOUSECOOPERS)

Martha Ruiz e Brian Cullinan no tapete vermelho (Foto: RICEWATERHOUSECOOPERS)

Neste domingo, 26, milhões de pessoas em todo o mundo estarão sob a expectativa do anúncio dos ganhadores do Oscar. Mas duas já sabem quem ganhou cada categoria do prêmio mais importante do cinema.

É bastante provável que quase ninguém tenha ouvido falar de Martha Ruiz e Brian Cullinan. Eles nunca estiveram em filmes ou capas de revistas. Mas serão as mais importantes pessoas na cerimônia do Dolby Theatre. Ruiz e Cullinan são as únicas pessoas no mundo que sabem o resultado antes que cada apresentador de prêmios abra o envelope e diga a famosa frase “E o Oscar vai para…”.

Sócios da empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers, eles são responsáveis pela contagem – e recontagem – dos votos dos mais de 7 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas, na sigla em inglês) que escolhem os ganhadores das estatuetas douradas a cada ano.

“Já me perguntaram de qual parte eu mais gosto”, diz Ruiz. “É quando estou indo de carro para o teatro e, enquanto todo mundo especula sobre os vencedores, eu sei exatamente quem eles são”.

Este ano, Ruiz e Cullinan iniciaram a contagem assim que a votação terminou, na terça-feira. Os votos podem ser eletrônicos ou postais. Segundo Ruiz, que falou à BBC antes da realização do processo, a maioria dos integrantes da academia vota eletronicamente.

Ainda assim, a contagem nas 24 categorias do Oscar é feita manualmente.

“O processo é manual por uma série de razões. Primeiro, porque não queremos que os resultados estejam armazenados em um computador. Segundo, porque queremos usar uma série de mecanismos para que o processo e os resultados sejam seguros”, explica Ruiz.

Além do trabalho da contagem, que costuma terminar apenas na sexta-feira antes da cerimônia, a dupla precisa memorizar o nome de todos os vencedores para o caso de algo acontecer com os envelopes. Uma estratégia que faz parte de uma lista de precauções.

“No dia da cerimônia, pegamos os lotes. Brian e eu vamos para o teatro em percursos diferentes, para que, se algo acontecer com um de nós, o outro possa estar na cerimônia a tempo”.

“Contamos ainda com escolta policial o tempo todo. Sabemos que estão protegendo as maletas que carregamos com os envelopes, não a gente”.

“No teatro, estamos em locais diferentes. Brian fica à direita do palco. Eu, à esquerda”.

A exemplo das celebridades hollywoodianas, a dupla também caminha pelo tapete vermelho a caminho da cerimônia. E está bastante a par da atenção que desperta.

O sistema tem funcionado muito bem nos últimos 83 anos, desde que a PriceWaterhouseCoopers começou a trabalhar na contagem. Em todo este tempo, apenas 12 pessoas estiveram envolvidas na contagem e na entrega dos resultados.

Ruiz participa do processo pela terceira vez. “É algo que valorizo e faço com a maior responsabilidade”.

E ela garante não se sentir tentada a dar dicas sobre o resultado.

“Algumas pessoas gostam de brincar, mas as pessoas ao nosso redor, incluindo nossas famílias, sabem que isso não é algo que fazemos. Na minha casa, isso está bem claro”.