Geral

Inteligência tática e bloqueio defensivo marcam a vitória do ASA

24/02/2017
Inteligência tática e bloqueio defensivo marcam a vitória do ASA

A estratégia montada pelo técnico Maurílio Silva para enfrentar o Coritiba deu certo. Com o time fechado e jogando nas falhas do adversário, o ASA soube suportar a pressão do Coxa. A atitude que o treinador alvinegro pregou na véspera da partida foi colocada em prática. O time também foi inteligente e atacou os donos da casa no momento certo.

O jogo começou movimentado, com o time do Coritiba pressionando e o ASA apostando nos erros do adversário. O Alvinegro se fechou e bloqueou as entradas dos homens de criação do Coxa. As investidas esbarravam no bloqueio dos volantes Mazinho e Nata. Na marcação individual, Leanderson ficou na cola do atacante Kleber.

Mudança de posicionamento

O meia Téssio iniciou o jogo no lado direito, mas não tinha sucesso nos avanços. A única chance real do ASA foi criada somente aos 43’ do primeiro tempo. Livre de marcação, Nata apareceu pela esquerda e cruzou para Leandro Kível, quem cabeceou pra fora. Ainda no primeiro tempo, o técnico inverteu: Tessio se mandou para esquerda, e Doda caiu pelo o lado direito. E foi justamente em jogada pela direita, que o ASA conseguiu o escanteio que resultou no gol do zagueiro Eron, aos 46’.

Marcação ajustada e desespero do adversário

No segundo tempo, o ASA voltou melhor posicionando e impediu os avanços dos meias do Coritiba. Com a marcação funcionando, o atacante Leandro Kível não ficou mais isolado e as jogadas de ataque apareceram com facilidade. Aos 12 minutos, Nata, livre de marcação, soltou o pé de fora da área, o goleiro Wilson desviou e a bola acertou o travessão. Com o Coritiba atacando de forma desordenada e mostrando desespero com o placar adverso, o técnico Maurílio trocou os meias Tessio e Doda por Junior Mandacau e Dirgo Palhinha, na tentativa de aproveitar o espaços deixados no meio de campo. Mandacaru cumpriu as ordens e avançou, só foi parado com falta na entrada da área, aos 47′. Um minuto depois, Kível bateu com perfeição e cravou a classificação alvinegra.

Artilheiro não perdoa

A fase do centroavante Leandro Kível é mesmo impressionante. Ele é o principal artilheiro do ASA na temporada e chegou a marca de sete gols em sete jogos (cinco pelo Alagoano e dois na Copa do Brasil). Nesta quinta, mostrou também eficiência na bola parada.