Alagoas

Estudantes da rede pública de Alagoas ganham 1º lugar em competição regional

21/02/2017
Estudantes da rede pública de Alagoas ganham 1º lugar em competição regional
Grupo garantiu a vaga na disputa da etapa nacional. Valdir Rocha

Grupo garantiu a vaga na disputa da etapa nacional. Valdir Rocha

Estudantes que integram a equipe de robótica da Escola Estadual Edmilson Pontes conquistaram, na última semana, o primeiro lugar na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em Salvador. O grupo havia sido convidado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) para participar da competição que também envolve pesquisas científicas em relações interpessoais.

E foi na categoria “pesquisa no critério solução inovadora” que os estudantes da Escola Estadual Edmilson Pontes conquistaram o lugar mais alto do pódio. O projeto se trata de um shampoo desenvolvido a base de óleo de coco que possui ação cicatrizante e atua no combate de pulgas e carrapatos nos animais e garantiu a vaga na disputa da etapa nacional, que ocorrerá no mês de março em Brasília, no Distrito Federal.

O convite surgiu logo após a participação dos alunos na Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília, com um projeto científico inovador que, mesmo não conquistando o primeiro lugar, se destacou bastante na edição.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Sesi/AL custeou as despesas dos estudantes para possibilitar a participação na FLL que teve como tema deste ano “Animal Allies”, com o intuito de estimular os alunos a desenvolver atividades em busca de soluções inovadoras para problemas envolvendo o homem e os animais.

Os alunos viajaram na quinta-feira (16) para apresentar o projeto no torneio, junto com eles, viajou também uma aluna da Escola Estadual Princesa Izabel para compor a equipe de seis alunos da rede pública estadual.

O diretor adjunto da Escola Estadual Edmilson Pontes, Ivanilson Santana, destacou seu orgulho em relação aos alunos e reforçou a importância do engajamento de alunos e professores da rede estadual para contribuir com a qualidade no ensino público.

“Estou muito orgulhoso de ver a escola pública superando desafios, provando sua qualidade, mostrando que nossos alunos podem competir com alunos de qualquer rede, se motivados e direcionados no caminho do conhecimento. Quando há comprometimento da gestão, professores e Seduc, nossos alunos conseguirão mais e mais conquistas”, relatou o professor.