Cidades

Em protesto por salários atrasados professores ocupam Legislativo de Arapiraca

24/02/2017
Em protesto por salários atrasados professores ocupam Legislativo de Arapiraca

Professores da rede municipal de ensino ocuparam no início da tarde desta quinta-feira (23) o prédio da Câmara Municipal de Arapiraca e o plenário localizado na Avenida Rio Branco no centro da cidade. A categoria em ato pacifico, reivindica uma posição da Casa sobre o pagamento dos salários referentes a dezembro de 2016, que ainda não foi pago pela atual gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). Antes os manifestantes realizaram um ato de protesto na Praça Luiz Pereira Lima.

A presidente da Mesa Diretora, vereadora Graça Lisboa (PDT) disse que vai conversar com os servidores. Todos os 17 vereadores já teriam feito acordos e estariam no bloco de sustentação do prefeito. Nesse caso um grande reforço em favor dos servidores.O prefeito Rogério Teófilo se reuniu com representantes dos sindicatos da categoria e da Caixa Econômica no final da tarde de ontem (22), onde apresentou propostas para que a pendência seja definitivamente resolvida.

Uma das propostas apresentadas pelo gestor foi a possibilidade do Município realizar a repactuação do contrato da folha de pagamento e dos serviços financeiros junto à Caixa Econômica Federal (CEF) por mais 60 meses. A proposta já está sendo estudada pela direção geral da instituição financeira em nível nacional, que deverá se posicionar num prazo máximo de quinze dias.

Com a repactuação, a instituição pode liberar ao Município um valor ainda a ser definido durante a análise da proposta. Esse valor deverá ser utilizado para pagar parte da folha pendente, que ultrapassa a cifra dos R$ 8 milhões.