Cidades

Centro de Referência e Especialidades: 1ª obra em parceria entre Renan Filho e Júlio Cezar em Palmeira

14/02/2017
Centro de Referência e Especialidades: 1ª obra em parceria entre Renan Filho e Júlio Cezar em Palmeira
Centro de referência e Especialidades de Palmeira dos Índios irá contar com serviços de Rais-X, Eletrocardiograma e Tomografia (Foto: Extraalagoas)

Centro de referência e Especialidades de Palmeira dos Índios irá contar com serviços de Rais-X, Eletrocardiograma e Tomografia (Foto: Assessoria)

Será aberto, ainda neste mês de fevereiro, pela Secretaria de Infraestrutura do Estado, o processo licitatório para a construção do Centro de Referência e Especialidades de Palmeira dos Índios. O projeto, elaborado pelo Núcleo de Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde, foi orçado em R$ 3.704.985,87. A obra será construída em uma área de 1.320 mil m2, com 100% dos assegurados pelo Estado, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

A realização da obra foi garantida em janeiro deste ano, pelo governador Renan Filho, durante visita à cidade, quando assinou ordens de serviço para minimizar os efeitos da seca que castiga a região.

Além das especialidades, a unidade contará com a parte de diagnósticos, sendo que quem irá definir a prioridade no setor ambulatorial será a Secretaria de Saúde do município, segundo adianta a assessora da Governança, Veta Barros. “A Secretaria local é que pode diagnosticar qual a parte mais carente do município”, informou, antecipando que também serão ofertados serviços de diagnóstico e que o Centro irá funcionar 12 horas por dia, cinco dias da semana. Quando estiver concluído, o novo equipamento de saúde deverá beneficiar mais de 152 mil alagoanos. Além da população de Palmeira dos Índios, serão atendidos os moradores de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque d’Arca.

Veta Barros informou, ainda, que o Centro de Referência terá capacidade para atender cinco mil pacientes por mês “Esse projeto é prioridade do governador Renan Filho, que está construindo outros oito centros de referência”, completou.

Veta Barros calcula que todo o período de tramitação da licitação deverá durar no máximo 45 dias, considerando o alto valor envolvido. Depois disso, o governador poderá assinar a Ordem de Serviço que dará início à execução da obra, que tem um prazo estimado de seis meses para ser concluída.

.

SERVIÇOS – O Centro de Referência e Especialidades de Palmeira dos Índios irá contar com serviços de Raios X, Eletrocardiograma e Tomografia. Na unidade, a população terá acesso a diversas especialidades médicas, como cardiologia e gastroenterologia, além de assistência psicológica, fisioterápica e fonoaudióloga.

O terreno foi doado pela Prefeitura na gestão passada, em agosto de 2016.