Geral

Ações de Saúde são disponibilizadas para moradores de São José da Laje

14/02/2017
Ações de Saúde são disponibilizadas para moradores de São José da Laje
Dia D do Governo Presente realizou sua 10ª edição nesta terça-feira (14)Carla Cleto

Dia D do Governo Presente realizou sua 10ª edição nesta terça-feira (14)Carla Cleto

Descentralizar os serviços oferecidos pelo Governo de Alagoas tem sido uma marca do Dia D do Governo Presente, que tem como meta estar ainda mais próximo da população do interior de Alagoas. Em sua 10ª edição, realizada nesta terça-feira (14), em São José da Laje, os moradores do município foram beneficiados com diversas as ações disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

No estande montado pela pasta, a comunidade foi atendida e informada sobre os prejuízos que a má alimentação pode trazer à saúde, como o desenvolvimento da obesidade, diabetes e hipertensão. Também durante o evento, os moradores de São José da Laje tiveram a oportunidade de confeccionar o Cartão do SUS, pré-requisito para ser atendido nas unidades de saúde públicas.

“Aproveitei a oportunidade para fazer o meu Cartão SUS, que ficou pronto na hora. Com ele vou poder dar continuidade ao meu tratamento de coluna”, salientou a professora Elisangela Teodósio. Também no estande da Sesau, ela verificou a pressão arterial, mediu a glicemia e faz o teste rápido de HIV e sífilis. “Todos os exames deram normais e a equipe me orientou a continuar cuidando da minha saúde e sempre procurar um médico”, ressaltou.

Presente no evento, o secretário executivo de gestão interna da Sesau, Ediberto Omena, evidenciou que o Governo de Alagoas acerta novamente ao levar orientações em saúde para a população do interior do Estado. “Com mais essa edição do Dia D do Governo Presente, a Sesau disponibilizou o que há de melhor em serviços de saúde para atender o cidadão carente que vive no interior de Alagoas”, destacou, ao representar o titular da pasta, Christian Teixeira.

Saúde Bucal – Também durante o Dia D do Governo Presente, a Sesau disponibilizou orientações sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal. Em parceria com técnicos da Secretaria de Saúde de São José da Laje, a população foi orientada sobre como escovar corretamente os dentes, evitando uma série de doenças, que pode ser uma simples cárie, evoluindo até um câncer.

A dona de casa Maria Daniela Santos foi uma das primeiras a ser atendida pela equipe técnica. “Já fazia tempo que precisava passar por uma avaliação de um dentista. E aqui os profissionais ainda me ensinaram a fazer o autoexame do câncer de boca”, disse.

Adultos e crianças puderam participar de uma palestra educativa sobre escovação e cuidados que devem ser tomados para evitar o câncer de boca. Os pequenos também receberam aplicação de flúor.

Demais ações – Para os moradores do município de São José da Laje também foram disponibilizadas vacinas contra hepatite B, tétano e difteria. Ainda durante o Dia D do Governo Presente, os moradores foram orientados sobre as medidas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

“Aproveitamos para mostrar, por meio de um insetário, o desenvolvimento do Aedes aegypti, além de evidenciar o que o cidadão deve fazer para eliminar os criadouros do mosquito, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya”, afirmou Júlia Levino, assessora técnica da Sesau, ao lembrar que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) esteve presente à ação, cadastrando doadores de medula óssea.

Visita Técnica – Ediberto Omena visitou as instalações do Hospital Arthur Camelo Veras e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Múcio Tenório Veras. Durante a visita, ele esteve acompanhando da secretária de saúde do município, Vanessa Rocha e de Morgana Tavares, secretária executiva de assistência social.