Geral

Ministério Público lança campanha para fortalecer cultura dos Direitos Humanos

28/01/2017
Ministério Público lança campanha para fortalecer cultura dos Direitos Humanos
Ministério Público Estadual de Alagoas ( bloggrandcursos)

Ministério Público Estadual de Alagoas ( bloggrandcursos)

Uma rodada de palestras para 60 adolescentes da rede pública e privada de ensino onde serão debatidos temas como combate ao uso de drogas, não-violência, paz e o exercício das liberdades básicas de todos os cidadãos. Esse é o marco inicial do projeto Direitos Humanos em Pauta, uma das maiores campanhas sobre o assunto já realizada em Alagoas. Idealizada e executada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), a iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da cultura do Direitos Humanos no Estado e realizará diversas ações durante todo o ano de 2017.

O lançamento das atividades do projeto acontecerá nesta segunda-feira, 30, a partir das 8h30, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital, no Barro Duro, com uma palestra para alunos da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, Escola Municipal Pompeu Sarmento e unidade privada de ensino Santíssima Trindade, todas localizadas no entorno do prédio da instituição. O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, estará presente ao evento. “O Ministério Público tem que estar sempre próximo da sociedade e essa campanha vai permitir que essa relação possa ser aperfeiçoada. Juntos, vamos discutir temas importantes, a exemplo do enfrentamento ao racismo, dos direitos de crianças, adolescentes e da juventude, dos direitos das mulheres, dos direitos da pessoa idosa e com deficiência, do direito a cidades justas e sustentáveis, do combate ao tráfico de pessoas e do direito à livre expressão, organização e manifestação”, detalhou o chefe do MPE/AL.

E como primeira iniciativa do projeto, a ideia é começar a executar o Direitos Humanos em Pauta alertando alunos, pais e professores para valores como respeito, cooperação e solidariedade. As palestras desta primeira fase da campanha ficarão por conta da promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do projeto e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do MPE/AL, e da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões. Elas falarão sobre o tema e o reflexo da violência no âmbito escolar, respectivamente.

Além das duas palestrantes, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência enviará o assistente social Valdomiro Pontes, gerente de Políticas da Criança e do Adolescente, e a psicóloga Áurea Vasconcelos, coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, para debaterem sobre bullying, violência na escola e os riscos da dependência química.

O simbolismo da data – A data para o início das atividades foi escolhida por se relacionar diretamente com os objetivos do projeto. O dia 30 de janeiro é dedicado a paz e a não-violência nas escolas e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1964, em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, cujo assassinato ocorreu também num 30 de janeiro, em 1948. Gandhi foi indicado cinco vezes ao prêmio Nobel da Paz e é maior defensor do princípio da não violência e do uso da não agressão como bandeira de luta pelos direitos de qualquer ser humano.

“Esta é uma data importante quando falamos de direitos humanos. É um dia que nos remete à reflexão para se promover a cultura da paz, principalmente no ambiente escolar, de forma a alcançar uma consciência de que todos devemos contribuir para a não violência na sociedade. Trata-se de uma data reservada aos bons sentimentos e à solidariedade entre os homens”, justificou Marluce Falcão.

Campanha e objetivo – A intenção da campanha é fomentar a cultura do exercício dos direitos e deveres do cidadão. A campanha ainda tem a intenção de aproximar o Ministério Público e a sociedade na defesa dos Direitos Humanos e da cidadania em Alagoas.

As palestras desta segunda-feira serão apenas as primeiras, de uma série que ainda está por vir. O projeto realizará várias atividades ao longo dos próximos 11 meses e ainda contará a com a parceria de outras instituições.