Geral

Gecoc faz buscas nas prefeituras de Poço das Trincheiras e Ouro Branco

20/01/2017
Gecoc faz buscas nas prefeituras de Poço das Trincheiras e Ouro Branco

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), mais uma operação que tem o objetivo de investigar prefeituras suspeitas de desviar recursos públicos por meio de contratos fraudulentos.

Foram apreendidos documentos nas prefeituras dos municípios de Poço das Trincheiras e de Ouro Branco, no Sertão do estado. Também houve apreensão nas residências dos seus respectivos ex-prefeitos, José Gildo Rodrigues Silva (PSC) e Atevaldo Cabral Silva (PMDB). Eles são suspeitos de comandar esquemas fraudulentos quando estiveram a frente da administração municipal.

G1 entrou em contato com Atevaldo Cabral, mas ele disse por telefone que estava viajando e não iria falar sobre a operação. A reportagem não conseguiu conversar com José Gildo.

Doze mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital são cumpridos em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM).

A apreensão é semelhante a que aconteceu na quinta-feira (19) nos municípios sertanejos de Pão de Açúcar e Maravilha. Ela busca apreender documentação relacionada a atividades das Secretarias Municipais de Finanças, Administração e Cultura, das Comissões Permanentes de Licitação (CPL) e dos setores de contratos.

De acordo com o Gecoc, tal documentação pode comprovar a prática de peculato por parte dos ex-prefeitos e supostos funcionários que tenham contribuído para o dano ao erário durante os anos de 2013 a 2016. O Ministério Público estima que esquemas fraudulentos geraram prejuízos de milhões de reais aos cofres públicos.

Na operação, foram apreendidos documentos relativos a processos de licitação, dispensa de licitação, contratos e processos de pagamento. Eles tratam da locação de estruturas de palco, som, iluminação, aparelhos de projeção e geradores de energia, além de irregularidades no aluguel de veículos.

Na casa do ex-prefeito Atevaldo foram encontrados R$ 35 mil em espécie, numa gaveta do escritório dele.

Todo o material apreendido durante a ação desta sexta servirá para dar continuação as investigações iniciadas pelo Gecoc e pelas Promotorias de Justiça de Poço das Trincheiras e Ouro Branco.

Participam da operação servidores do Gecoc e da Secretaria Estadual de Segurança Pública e policiais militares do 9º Batalhão, do Pelopes e do Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac).

 Operação cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Poço das Trincheiras (Foto: Divulgação/MP-AL)

Operação cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Poço das Trincheiras (Foto: Divulgação/MP-AL)

Gecoc apreende documentos em prefeituras (Foto: Divulgação/MP-AL)

Gecoc apreende documentos em prefeituras (Foto: Divulgação/MP-AL)