Cidades

Ações de saúde tentam conter casos de diarreia em Palmeira dos Índios

31/01/2017
Ações de saúde tentam conter casos de diarreia em Palmeira dos Índios
Palmeira dos Índios pode estar sofrendo surto de diarréia, em função da péssima qualidade da água (Foto: Arquivo) Reprodução/ Internet

Palmeira dos Índios pode estar sofrendo surto de diarréia, em função da péssima qualidade da água (Foto: Arquivo) Reprodução/ Internet

A Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios deflagrou uma série de ações para tentar conter os casos de diarreia registrados no município. Segundo os gestores municipais, só no mês de janeiro 260 pessoas buscaram atendimento médico com sintomas da doença. A suspeita da secretaria é que o surto de diarreia esteja sendo provocado pelo consumo de água contaminada, já que devido ao longo período de estiagem os moradores do município estão recorrendo a diversas fontes de água. No plano de contingência voltado para as doenças de veiculação hídrica, a exemplo de diarreias e as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, estão inclusos três pontos estratégicos: a ampliação de insumos, medicamentos e correlatos; o funcionamento pleno da Unidade da Criança como referência para as crianças com diarreia, e de três unidades de Saúde que vão funcionar das 8h às 18h para atender pacientes com sintomas das doenças; e a garantia de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e leitos no Hospital Santa Rita.

De acordo com a coordenadora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, Rebeca de Oliveira Araújo, está sendo distribuído para população hipoclorito de sódio e soro de reidratação oral.

“Há duas semanas começamos um trabalho no conjunto Brivaldo Medeiros de sensibilização à população e intensificação no uso de hipoclorito na água. Além disso, estamos tratando a água distribuída pelos carros-pipa logo após a saída da fonte para assegurar qualidade na água destinada para o consumo humano”, expôs.

Febre Amarela – A Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta sobre a febre amarela. Apesar de Palmeira dos Índios não fazer parte da rota de transmissão da doença, o município centralizou a vacinação contra a febre amarela na sede da Secretaria, no horário de 8h às 12h, todas as quartas-feiras.

A recomendação é vacinar os viajantes que vão para as áreas de risco, como representantes e caminhoneiros, com destino aos estados da região Norte e Centro Oeste, além dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As pessoas devem ir à Secretaria munidas de comprovante de viagem e com até dez dias de antecedência à viagem.