Geral

Universidade vence pregão para capacitar 3 mil operadores do Suas em Alagoas

22/12/2016
Universidade vence pregão para capacitar 3 mil operadores do Suas em Alagoas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a vencedora do pregão eletrônico realizado na quarta-feira (21) para seleção da instituição de ensino que ficará responsável pela capacitação de quase três mil conselheiros, gestores e operadores da política de Assistência Social em Alagoas, dentro do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social do Governo Federal, o CapacitaSuas.

 

O pregão eletrônico foi realizado na Agência de Modernização de Serviços de Alagoas (Amgesp), a partir de edital elaborado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e publicado em novembro.

 

De acordo com o superintendente de Avaliação e Gestão da Informação da Seades, Rodrigo Araújo, a Ufal apresentou proposta de R$ 1.709.431,71 para o processo de capacitação, incluindo a logística, contratação de instrutores, alimentação e material de expediente. O material didático foi fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e já se encontra na Seades.

 

“O pregão eletrônico transcorreu dentro da normalidade e agora terá início o processo de comprovação dos dados da instituição vencedora. Acreditamos que o contrato entre o Governo do Estado e a universidade possa ser assinado dentro de 15 dias. Os recursos para o CapacitaSuas são oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social e já estão disponíveis”, informou Araújo.

 

O CapacitaSuas tem como finalidade garantir o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais implementados em Alagoas. Os participantes serão capacitados em três eixos principais: Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS; Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS; Atualização em gestão financeira e orçamentária do SUAS.

De acordo com o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, a expectativa é de que os cursos tenham início o quanto antes. “Conseguimos superar inúmeros entraves burocráticos para a seleção da instituição de ensino. Agora, queremos dar celeridade ao processo de capacitação. O programa deverá abranger os 102 municípios alagoanos e será dividido em cinco módulos, realizados em cidades-polo do Estado”, disse Pinaud.

 

“Esse será marco histórico para os operadores, técnicos e conselheiros municipais e estaduais de Assistência Social, que esperam pelo CapacitaSuas há vários anos. Temos muito orgulho em anunciar, neste Governo, essa ação fundamental para uma melhor prestação de serviço para o usuário do Suas em Alagoas. Queremos levar mais dignidade e garantir direitos a quem realmente precisa dos programas sociais e o CapacitaSuas é um passo gigantesco nesse sentido”, avaliou o secretário.