Geral

Unidades de Saúde estarão de prontidão para atender durante período natalino

23/12/2016
Unidades de Saúde estarão de prontidão para atender durante período natalino

45ed7b18bf78d2c258d48b7cfee3f567_LAs comemorações de Natal vão até domingo (25), mas a partir desta sexta-feira (23), quando começam as festas, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) funcionarão com o seu pessoal, para garantir total assistência à população. O Hospital Geral do Estado, nos Ambulatórios 24 horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestam serviços essenciais, a assistência irá ocorrer normalmente.

O Hospital Geral do Estado (HGE), referência em urgência e emergência em Alagoas, as escalas de plantão serão mantidas, com algumas áreas que receberão reforço durante as festas natalinas e de final de ano. O atendimento nas portas de entrada – área azul, vermelha e pediatria – permanece 24h. Os horários de visitas também continuam sem alterações previstas, por volta das 15h, a depender da movimentação do setor a ser visitado.

Assim como a troca de acompanhantes. “Mas vale ressaltar que o HGE é um hospital de urgência e emergência, destino para casos mais graves. Dores de cabeça, diarreias, cólicas, escoriações e pequenas suturas podem ser tratadas nos Ambulatórios 24 Horas Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Noélia Lessa (Levada), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho) e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que funcionam no Trapiche e Benedito Bentes”, afirmou o gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes.

O gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes, alerta a população sobre o risco de dirigir após ingestão de álcool e pede menos exageros na comemoração. “A saúde é um bem precioso, sendo assim é preciso evitar práticas que a prejudique. Dirigir alcoolizado, ingerir alimentos e bebidas não recomendados e realizar ações que ponham seu corpo em risco são condutas que devem ser sempre combatidas”, destacou.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) irá funcionar normalmente, plantão 24 horas, em Maceió e Arapiraca e nas 35 bases descentralizadas, no interior do Estado, além das duas que funcionam na capital alagoana: Serraria e Trapiche.

O serviço funciona com várias equipes de profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, motossocorristas e os técnicos auxiliares de regulação médica (TARMs), estes últimos responsáveis pelo recebimento das ligações telefônicas. O Samu atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica, psiquiátrica, entre outras.

Quando o Samu deve ser acionado?

Na ocorrência de acidente de automóvel, moto ou bicicleta; na ocorrência de espancamento; em caso de tentativa de suicídio; na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de trauma, intoxicação ou queimaduras; na ocorrência de quadros infecciosos; em trabalhos de parto; em crises hipertensivas (pressão alta); em casos de hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue); em acidentes com produtos químicos perigosos; na transferência de pacientes graves de uma unidade hospitalar para outra, com a autorização do médico regulador.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará fechado neste sábado e domingo, retornando suas atividades na segunda-feira (25).