Cidades

Teatro cenecista Thereza Auto Teófilo é inaugurado em Arapiraca

17/12/2016
Teatro cenecista Thereza Auto Teófilo é inaugurado em Arapiraca
Teatro Teresa Teofilo

Teatro Teresa Teofilo é inaugurado

Ato solene contou com a presença de um expressivo público, do ministro Marx Beltrão, prefeito de Maceió, Rui Palmeira e do ex-governador Teotônio Vilela Filho

Com a presença de um expressivo público do ministro do Turismo, Marx Beltrão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira do ex-governador Teotônio Vilela Filho, ex-secretário de Estado Fábio Rodrigues, Claudionor Araújo, cientista político Eduardo Magalhães o Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo foi inaugurado na noite desta sexta-feira-feira (16) com atrações artísticas da cidade de Arapiraca que encantaram o público presente, com destaque para a presentação do piano e canto lírico e a apresentação do instrumental de violões com uma linguagem única no mundo com Duofel apresentado por Luiz Bueno e o arapiraquense e ex-aluno cenecista Fernando Melo.

Localizado no centro da cidade, mais precisamente na Rua Estudante José de Oliveira Leite, o prédio será utilizado por companhias, coletivos e demais grupos ligados à cultura do Estado e da terra de Manoel André O prédio conta com uma grande estrutura, com 320 lugares, palco com 90 m², poço para orquestra de 80 componentes, quatro camarins, três camarotes, sala técnica de som e iluminação, e tratamento acústico de última geração além de amplo estacionamento.

A abertura da solenidade, foi marcada pela apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, na entrada do Teatro que há mais de 60 anos abrilhanta os eventos da instituição de ensino tendo inclusive conquistado o 2º lugar no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras.

Homenageada da noite foi a mãe do prefeito diplomado Rogério Teófilo

Homenageada da noite foi a mãe do prefeito diplomado Rogério Teófilo

A grande homenageada da noite foi a mulher por trás do nome dado ao teatro: Thereza Auto Teófilo, uma das maiores incentivadoras da cultura que Arapiraca nas últimas décadas. O prefeito eleito do município, Rogério Teófilo, filho da homenageada, explicou que o teatro sempre foi um sonho de sua mãe.

“Nós estamos abrindo as portas do Teatro Thereza Teófilo para os artistas dessa terra. É um sonho da minha mãe que não está mais aqui. Sonho de uma pessoa que lutou por isso. Ela era jovem e da vanguarda, e pediu, um ano antes do seu falecimento, que eu construísse um teatro, já que os cinemas não funcionavam mais”, disse Teófilo bastante emocionado.

Foi homenageado o casal José Ferreira (in memorian) e Edith Barbosa, fundadores do cine-teatro Trianon, o primeiro empreendimento cultural de Arapiraca, inaugurado em 1952. O nome do radialista e artista plastico José de Sá, presente ao ato de inauguração foi lembrado como um dos incentivadores da cultura de Arapiraca e um dos primeiros a apresentar as as artes cênicas na cidade. Na galeria de arte no andar superior, foram expostas obras do artista plastico e ex-deputado estadual Ismael Pereira, José de Sá e Renan Padilha presentes no ato solene de inauguração.