Geral

Reforma de praça leva mais qualidade de vida para comunidade do Carminha

05/12/2016
Reforma de praça leva mais qualidade de vida para comunidade do Carminha
Nova praça agora conta com um palco central para apresentações culturais, brinquedos, quadra de esportes de areia, entre outros benefícios. Ascom

Nova praça agora conta com um palco central para apresentações culturais, brinquedos, quadra de esportes de areia, entre outros benefícios. Ascom

A população do Conjunto Carminha, situado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, teve um dia totalmente diferente, neste domingo (4). Com uma programação bastante recheada, a comunidade recebeu a nova praça do conjunto, idealizada e construída pelos próprios moradores que se organizaram para o projeto Vivo a Praça.

O projeto é fruto de uma ação da empresa telefônica Vivo e contou com total apoio da Casa da Cidadania, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) instalado no conjunto para aproximar a população dos serviços de promoção da cidadania e mediação de conflitos.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, a praça, que antes era ocupada por lixos e animais, agora é lugar de muita alegria para a criançada e para toda a comunidade. “A nossa Casa da Cidadania foi o lugar que acolheu a equipe da Vivo e auxiliou para mobilizar toda a comunidade. Agora a sensação de segurança ocupou o lugar dando mais qualidade de vida para os moradores”, enfatizou Jardel Aderico.

A nova praça agora conta com um palco central para apresentações culturais, brinquedos em madeira, quadra de esportes de areia, uma estação de ginástica, bicicletário, além de uma urna que ficará disponível para a população depositar celular, bateria e acessórios em desuso para a destinação correta e reciclagem. Também foram construídos novos bancos, com áreas cobertas, pintura do passeio e paisagismo.

“Esta intervenção urbana contribui e muito para a prevenção da violência, por meio do fortalecimento da mobilização e da articulação comunitária, o que estimula, desde o seu princípio, formas de sociabilidade pautadas pelo diálogo, a atuação coletiva e o respeito às diferenças”, explicou o secretário Jardel Aderico.

Para a dona de casa Maria Cristina Santos, o mais importante do projeto Vivo a Praça foi o papel social que veio com os resultados. “Agora os nossos filhos têm onde brincar de forma tranquila e à vontade. Além disso, a praça vai servir para ocupar a mente deles com coisas boas, no horário que eles estiverem fora da escola”, disse.

Durante a programação de inauguração da praça, os moradores puderam ter a felicidade de ver, pela primeira vez, uma apresentação do coral das crianças do Carminha. A ação também é fruto da atuação da Casa da Cidadania, onde as crianças se reúnem para ensaiar as músicas natalinas.

O Conjunto Carminha está localizado no bairro Benedito Bentes, que é um dos seis territórios de prioridade de atuação da política de prevenção à violência. “A meta agora é nos aproximarmos da Vivo para que possamos conversar e firmar mais parcerias para implantar este mesmo projeto nos outros cinco territórios de vulnerabilidade social de Maceió”, disse o secretário Jardel Aderico.