Geral

Programa que ajuda fumantes a largar vício abre 80 vagas em Maceió

26/12/2016
Programa que ajuda fumantes a largar vício abre 80 vagas em Maceió

Para quem deseja parar de fumar em 2017, o Programa de Cessação do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai abrir uma turma com 80 vagas para novos pacientes no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, localizada no bairro do Poço, em Maceió.

O programa que funciona há apenas dois anos já cadastrou 1.114 pessoas interessadas em largar o vício do cigarro.

Em 2016, das 235 pessoas que participaram do grupo, 120 delas pararam de fumar. Dos 115 restantes, 60 continuam em tratamento, 25 estão reiniciando e 30 abandonaram o programa.

“Ficamos satisfeitos com 52% de sucesso no grupo”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Tabagismo, Gilda Teodósio.

Segundo a SMS, em 2017 também está prevista a implantação de outros Núcleos de Cessação do Tabagismo em parceria com Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). O primeiro deve ser inaugurado em uma unidade de saúde pertencente ao II Distrito Sanitário da capital.

O II Centro de Saúde foi inaugurado em 2014 e é composto por uma equipe multidisciplinar que tem como finalidade reunir pessoas com o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro.

“Sabemos o quanto é difícil largar o vício de fumar, por se tratar de uma dependência química. Os fumantes que participam dos grupos são auxiliados com a ajuda da goma de mascar e do adesivo, que têm a função de suprir a carências dos hormônios que dão a sensação de ‘falso prazer’ provocado pelo ato de fumar, que normalmente é o que faz o candidato largar o vício, e desistir nas primeiras 72 horas”, disse Gilda.

Ainda de acordo com a SMS, o método de estudo que o programa utiliza é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca: Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, Os primeiros dias sem fumar, Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumare Benefícios obtidos após parar de fumar.