Geral

Presidente Juan Manuel Santos pede ao papa ajuda para a Colômbia

17/12/2016
Presidente Juan Manuel Santos pede ao papa ajuda para a Colômbia
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

O papa Francisco recebeu o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nesta sexta-feira (16) e ouviu pedidos de ajuda e agradecimentos. Ao receber o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2016, o papa disse que era “um prazer” encontrá-lo “pela terceira vez”. Santos respondeu que a Colômbia precisa da ajuda do papa. Os dois, então, tiveram um encontro a portas fechadas, por cerca de 20 minutos, na Sala del Tronetto.

Ao fim do encontro, o presidente da Colômbia entregou um “balígrafo” para o Pontífice. A peça é uma caneta feita a partir de um projétil dos armamentos apreendidos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) durante os mais de 50 anos de conflito. Os “balígrafos” foram usados para a assinatura do acordo de paz entre governo e Farc e têm a inscrição: “as balas foram o nosso passado, a paz será o nosso futuro”. As cercas de 500 canetas produzidas com projéteis foram dadas a todos os que ajudaram a firmar a paz na Colômbia, e o papa Francisco, que atuou constantemente na questão, foi um dos presenteados.

Além da caneta, Santos deu ao Papa uma pequena escultura de porcelana com a representação de orquídeas brancas. “Esta é uma obra de uma artista colombiana. As orquídeas são as flores nacionais da Colômbia e são símbolo da paz”, disse o presidente.

Por sua vez, o papa Francisco deu de presente a Santos um medalhão com o anjo da paz e três livros, entre os quais Os meus Escritos sobre Ecologia”. As obras são a encíclica sobre o meio ambiente Laudato Si e os textos apostólicos Evangelii Gaudium e Amoris Laetitia.

Após reunião com o papa, Santos e sua comitiva foram ao encontro do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Ex-presidente Álvaro Uribe

O ex-presidente colombiano Alvaro Uribe, adversário político de Santos, anunciou que o Papa solicitou um encontro com ele nesta sexta-feira (16) no Vaticano. Uribe, que foi contra o acordo de paz entre as Farc e o governo de seu país, chegou à cidade-Estado nesta manhã. No entanto, a agenda oficial do pontífice não inclui um encontro privado entre os dois.