Geral

Misa recebe exposição Terra com fotografias de Sebastião Salgado

12/12/2016
Misa recebe exposição Terra com fotografias de Sebastião Salgado
Registros são de comunidades localizadas no Sul da Bahia, Norte do Pará, e na região Sul do País, em constante situação de vulnerabilidade social e força coletiva. Divulgação

Registros são de comunidades localizadas no Sul da Bahia, Norte do Pará, e na região Sul do País, em constante situação de vulnerabilidade social e força coletiva. Divulgação

As lentes do fotógrafo Sebastião Salgado se apropriam do cotidiano dos trabalhadores rurais e relatam a trajetória de luta, sonho e resistência do Movimento Sem-Terra. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) retoma, nesta sexta-feira (16), a exposição Terra, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), apresentando a cartografia de não resignação dos camponeses sob o olhar do renomado fotógrafo.

São 30 cenas capturadas em preto e branco, entre os anos de 1980 e 1996, em comunidades localizadas no Sul da Bahia, Norte do Pará, e na região Sul do país, em constante situação de vulnerabilidade social e força coletiva. Nelas, Sebastião Salgado funde elementos documentais do fotojornalismo à emoção da pesquisa pontuada por uma arqueologia visual que reflete a condição humana e sua inter-relação com a política e a economia.

“Abrir as portas do nosso museu para receber obras tão relevantes de um fotógrafo reconhecido e premiado internacionalmente como Sebastião Salgado é motivo de muito orgulho. Salgado se destaca por seu olhar atento e diferenciado às questões do dia a dia do trabalhador rural”, destacou a secretária Mellina Freitas.

Sebastião Salgado

Economista mineiro, nascido em 1944, migrou para a fotografia onde construiu uma sólida carreira. Radicado em Paris há mais de 40 anos, passou pelas principais agências de imagens do mundo, entre elas Sigma, Gama e Magnum. Premiado internacionalmente, realizou trabalhos – publicações e exposições – fundamentais para a compreensão dos movimentos de diferentes populações no mundo.

Criou com a esposa, a arquiteta Lélia Wanick Salgado, o Instituto Terra, em Aimorés, voltado para projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento de áreas degradadas. Em 2014, o cineasta alemão Win Wenders dirigiu, em parceria com Juliano Ribeiro Salgado, o documentário O Sal da Terra. A produção franco-ítalo-brasileira aborda a trajetória criativa do fotógrafo.