Alagoas

Manifestantes protestam contra a PEC dos gastos públicos em Maceió

13/12/2016
Manifestantes protestam contra a PEC dos gastos públicos em Maceió

Integrantes de movimentos sindicais, rurais e estudantis protestam na manhã desta terça-feira (13), no centro de Maceió contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Eles estiveram reunidos na Praça Dom Pedro II, no Centro e saíram em caminhada pelas ruas da região. A Polícia Militar não acompanha a manifestação. De acordo com os organizadores, há cerca de mil pessoas.

Vestido de papai noel, servidor protesta contra as medidas do governo (Foto: Marcio Chagas/G1)

A tradicional roupa do papai noel na cor vemelha deu lugar ao preto. O servidor Gleverson da Silva, que protesta contra as medidas do governo, diz que a cor é um sinal de luto.

“Viemos vestidos de preto para evidenciar nosso luto contra as médidas deste governo e as mentiras que são colocadas para nós. Uma época que deveria ser de confraternização e comemoração está sendo de tristeza, não só em nível nacional, mas também estadual”, explicou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia a categoria também é contra a reforma da previdência. “Além de sermos contra a votação da pec e da reforma da previdência, que já está em tramitação no congresso, queremos manifestar nosso repúdio ao governo do estado que nao valoriza o servidor e este ano não reajustou o nosso salário”, diz.

O ambulante Ronilso da Silva diz ser a favor das manifestações. “Estão certos, estão buscando nossos direitos. Já que tiraram a Dilma, porque não tiram esse cara também, ele quer que os mais velhos trabalhem mais isso é ruim para o povo”, explica.

A dona Cecília da Silveira, de 82 anos, participa do ato e é contra a forma de gestão do atual governo federal. “Tem muita coisa errada e por isso é preciso que tirar todos os desonestos de Brasília que vão contra os interesses do povo. Acredito que é necessário mais valorização da educação. Por isso, sou guerreira e enquanto puder estarei aqui lutando por políticas melhores”.

 Manifestantes tomaram ruas do centro da capital alagoana (Foto: Marcio Chagas/G1)

Manifestantes tomaram ruas do centro da capital alagoana (Foto: Marcio Chagas/G1)