Geral

II Festival de Arte, Cultura e Desporto é realizado com usuários dos Caps alagoanos

06/12/2016
II Festival de Arte, Cultura e Desporto é realizado com usuários dos Caps alagoanos
Janiele Barbosa mostrando todo seu talento em voz e violão.Fotos: Carla Cleto

Janiele Barbosa mostrando todo seu talento em voz e violão.Fotos: Carla Cleto

Para estimular a reintegração social e valorização do trabalho dos usuários dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps) de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (6), o II Festival de Arte, Cultura e Desporto. O evento foi realizado na Vila Olímpica do Sesi (Cambona) e foi organizado pela Gerência Estadual de Saúde Mental.

A coordenadora do setor de saúde mental, Paula Vilhena explicou, que as ações do festival promovem a inclusão social das pessoas que têm sofrimento psíquico.

“O festival potencializa a ação da Rede de Atenção Psicossocial, integrando serviços e setores importantes para o objetivo final da saúde mental. Finalidade essa que está voltada ao bem estar e a inclusão social das pessoas assistidas”, destacou Vilhena.

Segundo Claudete Lins, que é terapeuta ocupacional da Sesau e uma das organizadoras do evento, o projeto é uma continuidade da antiga Copa Caps.

“O projeto foi ampliado para incluir outras modalidades, oferecendo a oportunidade – além do caráter competitivo das partidas – de compartilhar fazeres e habilidades num espaço de expressão, lazer, troca, aprendizado e solidariedade”, explicou a terapeuta.

Presente ao evento, a usuária do Caps de Murici, Ivony da Silva, ressaltou a importância do evento. “Me sinto muito feliz em estar aqui e conhecer o trabalho de outros centros. A interação e alegria devem sempre ser celebradas por todos”, ensinou Ivony.

Entre as apresentações do dia, um dos destaques foi a performance musical de Janiele Barbosa da Silva, usuária do Caps Rostand Silvestre (Maceió), que emocionou os presentes com interpretações de canções clássicas da Música Popular Brasileira.

“Uma mulher de muita beleza e talento que tocou o coração de todos. Estou encantada com a apresentação. A revelação de talentos assim é uma das principais gratificações da organização de um festival como esse”, emocionou-se Claudete Lins.

Programação – O Festival mantém um espaço para a exposição e venda de produtos e artigos oriundos dos empreendimentos e oficinas de geração de renda em funcionamento nos Caps, além de apresentações musicais, teatro, dança, desenho e pintura. Acontecem ainda atividades desportivas, como competição de futebol, atletismo, voleibol, dentre outros.