Geral

Hemoal precisa de doadores para manter estoque em janeiro

27/12/2016
Hemoal precisa de doadores para manter estoque em janeiro
Hemoal apela a doadores de sangue para garantir manutenção do estoque em janeiro.  Carla Cleto

Hemoal apela a doadores de sangue para garantir manutenção do estoque em janeiro. Carla Cleto

Devido à redução no número de doações no mês de dezembro, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está convocando a população para doar sangue e garantir que o fornecimento nos próximos meses não seja prejudicado.

“O ideal é que tenhamos uma média de 100 doações por dia e registramos apenas 45 doações diárias nas últimas três semanas”, explicou a assistente social do Hemoal Débora dos Anjos.

A assistente ressaltou, ainda, que o órgão vai realizar uma coleta externa nesta quarta-feira (28), no Centro de Maceió, próxima à antiga sede do Produban. “O ônibus do Hemoal estará no Centro para estimular as doações. Contamos com a participação do povo alagoano que sempre atendeu prontamente os nossos chamamentos”, destacou.

Pré-requisitos

É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, o doador deve estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres, pessoas que fizeram tatuagens também devem esperar um período de 1 ano para realizar as doações. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde Doar

As doações de sangue podem ser feitas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.