Geral

Empresas de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia são reconhecidas no Prêmio MPE Brasil

02/12/2016
Empresas de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia são reconhecidas no Prêmio MPE Brasil

O estouro dos aplausos e gritos da Pisebem Revestimentos, primeira empresa anunciada do Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas –MPE Brasil, etapa estadual, tiveram um sotaque sertanejo inconfundível e deram o tom da celebração que tomou conta do Salão Nobre da Associação Comercial de Maceió, na noite dessa quinta-feira (01), quando os pequenos negócios com melhores resultados em gestão no ano de 2016 foram anunciados a toda Alagoas. Vindos de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Maceió, estes vencedores são a prova de que é possível ter resultados de excelência mesmo atravessando um período de forte crise econômica.

Promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e Sebrae em Alagoas, a premiação reconheceu as empresas com maior sucesso no trabalho pela excelência na gestão de seus negócios e que se destacaram pelo bom desempenho, inovação e sustentabilidade das suas ações institucionais. Após análise dos 2.265 candidatos, foram sete os vencedores este ano, em cinco categorias e um Destaque de Inovação.

Na categoria de Serviços de Saúde, o Agreste se destacou. As empresas Clínica Vida Bella e Odontoklub, de Arapiraca, foram declaradas vencedoras. Em Serviços de Tecnologia da Informação, duas empresas vencedoras, entre as maceioenses Ilha Soft e Zuq. Em Serviços de Turismo, Sabatelli Pizzaria e Arte, enquanto que na categoria geral de Serviços, o troféu foi para a empresa Soma, ambas de Maceió. E a Pisebem Revestimentos, de Delmiro Gouveia, venceu na categoria Comércio, com agradecimento quase tão efusivo aos organizadores quanto a celebração do anúncio.

“Esse prêmio é coletivo, agradeço à minha equipe de colaboradores que construiu isso com a minha liderança. E eu queria agradecer, também, a todos no Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia e à primeira pessoa que teve a ideia de construir esse escritório lá. Temos orgulho de poder fazer parte dele como clientes”, comemorou Marcelo Patrício de Lima, sócio administrativo da Pisebem.

O Escritório Regional de Arapiraca também foi citado pelas vencedoras de Serviços a Saúde. “Eu agradeço a todos que colaboraram direta e indiretamente, com destaque para o Escritório do Sebrae em Arapiraca, que sempre nos deu força para que alcançássemos esse objetivo. Para nós da Odontoklub, é um privilégio estar aqui”, afirmou o empresário Kledson Medeiros Melo, que levou os próprios pais para receber o troféu das mãos do diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira.

A força das empresas do interior se mostrou mais uma vez presente, assim como a característica da empresa familiar nos pequenos negócios. Essa união rendeu ainda à Ilha Soft, uma empresa formada por pai, dois filhos e dois ‘sobrinhos’, o reconhecimento especial de Destaque de Inovação, que reuniu dois presidentes do MAC na sua entrega – o ex-presidente Manuel Marques e o atual líder, Luiz Otavio Gomes.

“Eu já tentei o MPE Brasil em outra empresa que trabalhei e não deu, mas tinha que vir para essa galera que está fazendo uma história muito bonita aqui em Alagoas. Quase 90% dos nossos clientes são de fora do estado, sendo 50% a 60% deles fora do Brasil. Nosso maior cliente é a Unicef e nós fazemos inovação lá todos os dias, mas não teríamos conseguido tudo isso sem o apoio do Sebrae e do modelo de gestão”, declarou Rinaldo Amaral, o ‘pai’ na Ilhas Soft.

Essa empolgação e constante busca pela excelência foram citadas por Luiz Otávio Gomes como uma característica dos empreendedores alagoanos, que há três anos consecutivos destacam-se, também, na etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, fazendo finalistas e grandes vencedores.

“O que mostra que tanto o Movimento Alagoas Competitiva como o Sebrae têm trabalhado em conjunto, em uníssono, para fazer com que o pequeno negócio seja efetivamente respeitado, não somente no nosso estado, mas também no Brasil como um todo. Mais do que nunca, nós devemos prestigiar as micro e as pequenas empresas, porque a partir delas, nós podemos, então, ter as médias, as grandes e as gigantes empresas”, incentivou o presidente do MAC.

Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial e do Conselho Deliberativo do Sebrae em Alagoas, defendeu a importância do incentivo e qualificação dos empreendimentos de menor porte, inclusive a figura dos Microempreendedores Individuais (MEI).

“O crescimento do número de novas empresas, se associado à melhoria da competitividade, tende a gerar impactos expressivos na economia, principalmente em momentos de crise, seja em termos de maior oferta de empregos, melhores salários, ampliação da massa salarial e da arrecadação de impostos, melhor distribuição de renda e aumento do bem-estar social”, enumerou Kennedy Calheiros.

O presidente do Conselho do Sebrae ainda apontou que, ao optarem por participar do Prêmio, os empresários estão assumindo um compromisso com uma gestão mais qualificada e estão fazendo evoluir, por consequência, a situação econômica de Alagoas, algo que foi lembrado pelo secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que trouxe às empresas vencedoras uma palavra do governador Renan Filho.

“A pequena, a micro e a média empresa são as instituições que podem responder no mundo contemporâneo à distribuição da riqueza, que é uma questão fundamental. Sem essa distribuição e criação de novas riquezas, a sociedade não sobrevive. São as empresas que produzem a riqueza, cabe ao Estado participar do processo no nível da coordenação e administração, procurando atender ao interesse público”, comentou Ênio Lins.

Nomes anunciados, agora estas sete empresas irão defender Alagoas na etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, concorrendo com os vencedores dos demais estados. Assim como as demais inscritas, elas foram e seguem sendo avaliadas nos critérios Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Em Alagoas, o Movimento Alagoas Competitiva (MAC) conta com o apoio da Braskem e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). Em nível nacional, o Prêmio MPE Brasil é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae Nacional e pela Gerdau, com apoio institucional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).