Alagoas

Com recursos da linha Pró-comunidade, Governo do Estado fortalece economia na Grota da Iraci

06/12/2016
Com recursos da linha Pró-comunidade, Governo do Estado fortalece economia na Grota da Iraci

O mês de dezembro pode ser visto com receio por muitos trabalhadores, especialmente em um período de crise financeira, altas taxas de juros e inflação. Como alento a esse momento, o Governo do Estado, através da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), levou alternativa a pequenos comércios instalados na Grota da Iraci, no Benedito Bentes, durante a entrega de mais obras do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, na manhã desta terça-feira (6).

 

A liberação ocorreu através da linha Pró-comunidade, idealizada pelo presidente da Desenvolve, Rafael Brito, para atender os pequenos e médios empreendimentos das comunidades carentes de Maceió. Na manhã de hoje, foram R$ 285.500,00 que vão ajudar proprietários de açougues, lojas de confecções, mercadinhos e barbearias a investir na compra de mercadorias para atender à crescente clientela.

 

São 49 microempreendedores beneficiados com o crédito desburocratizado da agência cuja atuação continua marcando a gestão de incentivo econômico do governador Renan Filho por todo o Estado. “Quando conseguimos levar crédito a essas pessoas nos orgulhamos do trabalho que desenvolvemos, pois apostamos que a determinação de cada pequeno comerciante de Alagoas é digna do nosso empenho”, afirmou Rafael Brito.

 

Luiz Henrique de Albuquerque, o Lula, que possui uma loja de artigos de surfe há 17 anos, foi um dos beneficiados pela liberação de crédito. Ele conta que já passou por altos e baixos para manter o pequeno empreendimento aberto e sustentar a família. “Esse crédito veio em excelente momento, pois vamos poder investir na compra de mais mercadorias, especialmente agora para o final do ano quando nossas vendas aumentam”, declarou Lula. 

 

O recurso liberado para o pequeno comerciante foi de R$ 5 mil, com taxa de 0,75% ao mês, praticada pela linha Pró-comunidade, e carência de até 18 meses para começar a pagar.

 

Brito destacou os avanços que o Governo do Estado, com as ações da Desenvolve, tem estabelecido no enfrentamento à crise econômica. “São histórias como a do comerciante Lula que nos faz celebrar o ano de maior liberação da nossa história, com um crescimento acima de 30% em relação ao ano passado e três vezes mais contratos assinados. As liberações não devem parar, bem como a geração de empregos aqui no nosso Estado”, afirmou.

 

Obras de mobilidade

 

A comunidade da Grota da Iraci foi contemplada com a construção e reforma de escadarias, pontilhões e passeios. Na ocasião, o governador Renan Filho, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, acompanhados do diretor regional para América Latina e Caribe da ONU Habitat, Elkin Velasquez, entregaram as obras de mobilidade urbana à população local.

 

Na comunidade foram construídas cinco novas escadarias e reformadas as duas que já existiam, totalizando 173 metros lineares deste equipamento urbano.

 

Outro importante equipamento urbano de mobilidade foi entregue pelo programa à comunidade. Foram instalados quatro pontilhões, sendo quatro recuperados e um novo.

 

Além das escadarias, foram instalados 500 metros de corrimão e construídos 441,50 m² de passeio, três metros lineares de muros de arrimo, 276 m² de reboco. O programa também pintou 34 casas na grota, sendo algumas delas pinturas especiais, com elementos que remetem a natureza e a vida em comunidade.

 

 

A solenidade marcou também a assinatura do convênio de apoio entre o Governo do Estado e a Organização das Nações Unidas (ONU), através de seu programa para assentamentos humanos, o ONU-Habitat, para o Pequenas Obras, Grandes Mudanças. O programa pretende atender as 76 comunidades carentes de Maceió até 2018.