Geral

Arte do Nordeste e Centro-Oeste será discutido no Complexo Cultural Teatro Deodoro

07/12/2016
Arte do Nordeste e Centro-Oeste será discutido no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Projeto agrega artistas de cada um dos 13 estados que compõem as duas regiões e uma representação de territórios indígenas. Foto: Newton Goto

Projeto agrega artistas de cada um dos 13 estados que compõem as duas regiões e uma representação de territórios indígenas. Foto: Newton Goto

Conhecer e dividir informações sobre o que é produzido na área das artes visuais pelos artistas do Nordeste e do Centro-Oeste do Brasil é o objetivo do projeto ‘Livre-Troca’, que em Maceió conta com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

Trata-se de um intercâmbio entre artistas visuais e pesquisadores que tem como tema: Estruturação dos Circuitos Locais de Arte. O projeto agrega artistas de cada um dos 13 estados que compõem as duas regiões e uma representação de territórios indígenas, que irão debater os temas por meio de videoconferência.

Em Maceió, o encontro presencial será realizado no sábado (10) e domingo (11), no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Ele vai contar com mesas-redondas e mostra de vídeo. A proposta funda-se na reflexão, debate e produção textual sobre a estruturação dos circuitos artísticos estaduais e na curadoria em vídeo sobre circuitos autônomos de artes visuais nessas localidades.

Os conteúdos textuais e os registros fotográficos produzidos serão veiculados num website, e os títulos em filme e vídeo exibidos na mostra serão compilados em DVD.

Artistas

O projeto ‘Livre-Troca’, que venceu o Edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição / 2015, será administrado no Estado pela Avisual – Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Alagoas. A idealização e curadoria-geral são de Newton Goto. E a produção fica por conta de Alexandre Holanda, diretor artístico cultural da Diteal.

O ‘Livre-Troca’ terá a participação dos artistas/pesquisadores: Viviani Duarte Acioli e Rosivaldo Reis (AL); Almandrade (BA); Bia Medeiros (DF); Divino Sobral (GO); Dyógenes Chaves (PB); Guga Carvalho e Maurício Pokemon (PI); Joana Darc Lima (PE); Maria Thereza Azevedo (MT); Mariana Smith (CE) Maicyra Leão e Gabi Etinger (SE); Naine Terena (Territórios Indígenas); Rafael Duailibi Maldonado (MS); Sanzia Pinheiro (RN) e Thiago Martins de Melo (MA). Mais informações pelo telefone 3315-5665.

Serviço:

Dia: sábado (10)
Horário : 15h às 17h: Seminário Livre-troca, debate 1
17h às 19h: mostra de vídeo Livre-troca 1 e 2
19h às 21h: Seminário Livre-troca, debate 2

Dia: domingo (11)
Horário: 18h às 19h: mostra de vídeo Livre-troca 3
19h às 21h: Seminário Livre-troca, debate 3

Local: Complexo Cultural do Teatro Deodoro – Barão de Maceió, 375, Praça Marechal Deodoro, Centro, Maceió