Alagoas

Setor de serviços em Alagoas registra queda de 1,4% em setembro, diz IBGE

16/11/2016
Setor de serviços em Alagoas registra queda de 1,4% em setembro, diz IBGE

O volume do setor de serviços em Alagoas caiu 1,4% em setembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2015. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor de serviços, também conhecido como setor terciário, engloba as atividades de serviço e comércio de produtos e faz parte dos três setores da economia. Os outros dois são os setores primário (agricultura, pecuária, pesca, extração mineral, etc.) e secundário (indústria).

Apenas os estados de Roraima (5%) e Tocantins (0,3%) registraram alta no setor de serviços em setembro. Alagoas e o Distrito Federal (-0,1%) tiveram as menores quedas. A variação do  país foi de -4,9%, a maior queda para o mês desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2012.

No comparativo com o mês de agosto, setembro também registrou queda em Alagoas, mas um pouco menor, de 1,1%. Mesmo menor, a taxa é uma das oito maiores variações negativas entre as unidades da federação.

De agosto para setembro, as maiores taxas positivas partiram de Rondônia (6,5%), Sergipe (6,2%) e Espírito Santo (4,3%) e as mais negativas, do Rio de Janeiro (-5,8%), do Mato Grosso (-5,3%) e do Pará (-3,2%).