Geral

Sesau vai apresentar cartilhas com orientações sobre estágios

08/11/2016
Sesau vai apresentar cartilhas com orientações sobre estágios
Sesau (Foto: Carla Cleto)

Sesau vai apresentar cartilhas para gestores e representantes das gestões de pessoas do órgão. (Foto: Carla Cleto)

Para fortalecer a integração ensino serviço promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas em suas unidades e setores administrativos, a Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (Gevep) irá apresentar duas cartilhas para gestores e representantes das gestões de pessoas do órgão. O evento, promovido através da gestão de desenvolvimento de educação em saúde e do setor de estágio, acontece nesta quinta-feira (10), às 08h30, no auditório Lêda Clarindo, anexo ao edifício Santa Ana, na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió.

As cartilhas foram produzidas para os representantes do setor de recursos humanos e para as instituições de ensino conveniadas com a Sesau, para que possam promover em conjunto a Integração Ensino Serviço. A cartilha de acolhimento à integração ensino serviço trata sobre o fluxo para o recebimento dos estudantes às atividades práticas de sua formação, no âmbito da Sesau, tendo como objetivo o esclarecimento das atribuições e de competências de cada unidade de saúde e setores administrativos ligados à secretaria.

Já a cartilha de orientação à integração ensino serviço dispõe sobre o acesso de estudantes a suas áreas de atuação e visa orientar a relação entre os acadêmicos e as instituições envolvidos no processo de aprendizado, definido pela normatização de práticas para a integração ensino serviço da Sesau, como prevê a Lei Federal nº 11.788/2008.

Patrícia Bezerra, gerente de desenvolvimento em educação e saúde da Sesau, ressaltou a importância das cartilhas que abordam não somente as áreas ligadas à saúde, mas também os diversos setores ligados à administração. “Essas orientações servirão para o acesso dos estudantes às unidades vinculadas à Sesau para a realização de estágios tanto nas áreas de saúde – Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia, Odontologia – como nos setores administrativos que acolhem os mais diversos campos de conhecimento. Como, por exemplo, a Uncisal, onde além de estudantes da área de saúde também temos estagiários de Tecnologia da Informação, administração e contabilidade”, salientou.

Entre as unidades de saúde ligadas à secretaria onde os estudantes podem ampliar seus conhecimentos e colocar em prática o que estão aprendendo, estão os Ambulatórios 24 Horas, o Hospital Geral do Estado, a Unidade de Emergência do Agreste, Hospital Ib Gatto Falcão, Samu e o Lacen.