Geral

Serviço de Cardiopediatria será discutido durante simpósio

25/11/2016
Serviço de Cardiopediatria será discutido durante simpósio

Para discutir os desafios e avanços da assistência cardiopediátrica em Alagoas, será promovido nesta sexta-feira (25) o II Simpósio Alagoano de Cardiopediatria. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Hospital do Coração de Alagoas (Hcor/AL), vai ocorrer no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió, a partir das 7 horas.

 

Durante o simpósio, será debatida a estrutura, organização e suporte às crianças atendidas pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria, implantado pela atual gestão da Sesau, em abril de 2015. “Por meio da parceria com o HCor, os pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] têm garantido o tratamento ambulatorial, por meio de consultas especializadas, exames e cirurgias”, salientou a secretária executiva de ações de saúde, Rosimeire Rodrigues.

 

Segundo a gestora, que estará no evento representando a titular da pasta da saúde estadual, Rozangela Wyszomirska, o Serviço Estadual de Cardiopediatria representa o primeiro momento do projeto de estruturação da cardiopediatria em Alagoas.

“Promover o acesso dos pequenos alagoanos a este serviço foi um dos compromissos da atual gestão que conseguiu, através de parcerias importantes, implantar em Alagoas um atendimento de alta complexidade para os usuários do SUS”, destacou.

Rosimeire Rodrigues ressaltou, ainda, que o Governo do Estado, através de um trabalho sério e responsável, tem conseguido parcerias entre instituições públicas e privadas. Com isso, a Sesau conseguiu melhorar a organização do fluxo de atendimento, proporcionando mais acessibilidade para a população.

 

Programação 

 

Após o credenciamento, o evento será oficialmente aberto com as conferências sobre a cirurgia pediátrica no Brasil e o Programa Coraçãozinho de Alagoas, com a moderação dos cardiologistas José Wanderley Neto e Adriana Cunha.

 

Em seguida, os presentes participarão de uma mesa redonda sobre temas relevantes em cardiopediatria, a exemplo de crise hipoxêmica e arritmias cardíacas. Já no segundo horário, será realizada uma mesa redonda sobre cirurgia na fase neonatal, com a moderação de Francisco Siosney e uma conferência sobre a abordagem e tratamento das cardiopatias acianóticas, sob a moderação de Adriana Ávila e Tiago Leitão. O simpósio será concluído com a apresentação da Rede de Atendimento Regional em Cardiopediatria, promovida pelo cardiologista Ricardo César Cavalcanti.

 

Serviço Estadual de Cardiopediatria representa o primeiro momento do projeto de estruturação da cardiopediatria em Alagoas.