Geral

Pesquisa indica vitória de Fillon sobre Le Pen em eleição presidencial da França

30/11/2016
Pesquisa indica vitória de Fillon sobre Le Pen em eleição presidencial da França

François Fillon derrotaria a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, de forma convincente, em um eventual segundo turno da eleição presidencial da França em maio de 2017, ficando com 66 por cento dos votos, segundo pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta-feira (30).

A pesquisa da empresa Elabe mostrou que o conservador Fillon, que garantiu a indicação do partido Os Republicanos no domingo, continua firme na primeira posição entre vários candidatos oficiais ou em potencial, incluindo Le Pen, de extrema-direita, e o atual presidente francês, François Hollande, um socialista.

Tanto Fillon quanto Le Pen, cujo partido é anti-imigrante e anti-União Europeia, devem chegar ao segundo turno do dia 7 de maio após o primeiro turno em abril, segundo a pesquisa.

Nesta segunda etapa, Fillon receberia 66 por cento dos votos contra 34 por cento de Le Pen, de acordo com a sondagem, que foi realizada pela internet nos dias 28 e 29 de novembro e consultou 941 eleitores.

A pesquisa levou a crer que, a esta altura, o terceiro colocado seria Emmanuel Macron, ex-banqueiro de investimentos e ministro da Economia do governo Hollande que decidiu concorrer como candidato independente.

O levantamento colocou o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon em quarto lugar — à frente de Hollande, que é profundamente impopular e ainda não disse se irá concorrer ou não à reeleição.