Geral

Novo golpe do WhatsApp já atingiu mais de 100 mil usuários

08/11/2016
Novo golpe do WhatsApp já atingiu mais de 100 mil usuários
Foto: Shutterstock / Guia da Semana

Foto: Shutterstock / Guia da Semana

Um novo golpe do WhatsApp, que já afetou mais de 100 mil usuários, foi identificado pela empresa de segurança PSafe. O ataque finge oferecer uma nova função no aplicativo: a de saber o que e com quem os seus contatos estão conversando. Para isso, é preciso acessar um link falso, que aparece no próprio app, fazendo com que você corra o risco de ter os seus dados expostos e roubados.

Para ativar o recurso, o falso comunicado induz o usuário a compartilhar o link com dez amigos e baixar o WhatsEspião, a tal “nova” funcionalidade. Em seguida, a vítima é orientada a preencher os seus dados em sites maliciosos, deixando o aparelho vulnerável a outros tipos de crimes.

O prejuízo também é financeiro, já que o vírus cadastra o do usuário número em um serviço pago de SMS. Para evitar esse e outros golpes, o CEO da PSafe recomenda que os smartphones sempre tenham um antivírus instalado, e que os downloads sempre sejam feitos em lojas oficiais, como o Google Play e a App Store. A assessoria do WhatsApp reforçou que não utiliza o aplicativo para mandar esse tipo de mensagem, em que trabalha para reduzir pop ups indesejáveis que cheguem aos sistemas dos usuários.

As informações são da InfoMoney e do Portal N10 .

Foto: Guia da Semana