Geral

IMA e Ibama promovem soltura monitorada de 115 animais silvestres

17/11/2016
IMA e Ibama promovem soltura monitorada de 115 animais silvestres
Animais silvestres em soltura monitorada nesta quinta-feira (17) pelo IMA e Ibama

Animais silvestres em soltura monitorada nesta quinta-feira (17) pelo IMA e Ibama

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) e da Superintendência do Ibama em Alagoas promoveram, na manhã desta quinta-feira (17), a soltura de 114 animais silvestres em uma área preservada de Mata Atlântica e uma tartaruga em uma praia de Maceió. Todos estavam em observação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Ibama/AL).

Entre as espécies reintroduzidas, 97 pássaros, cinco preguiças, três iguanas, dois tejos, três jiboias, dois jacarés filhotes, dois cágados de barbicha e uma tartaruga marinha. Entre os pássaros, foram soltos na natureza exemplares de cebite, sabiá-laranjeira, saíra-beija-flor, pintor-verdadeiro (sete-cores), sanhaço-cinza, pipira-preta, guriatã-verdadeiro e papa-capim (coleirinho).

A tartaruga chegou ao Centro de Triagem na última terça-feira com um pequeno ferimento na carapaça, mas o animal encontrava-se em boas condições de saúde e foi reintroduzido nesta quinta-feira (17) em uma praia do Litoral Norte alagoano.

De acordo com Ana Cecília Lopes, consultora ambiental do IMA e médica veterinária, todos os animais foram marcados para facilitar os trabalhos de monitoramento pós-soltura. “Os mamíferos e repteis receberam microchips e os pássaros foram anilhados para identificação em casos de futuros avistamentos. Todos estavam em boas condições de soltura”, destacou.

A equipe segue com as ações de soltura nesta sexta-feira (18). Dessa vez os técnicos irão até a região do sertão para realizar a soltura de pássaros, répteis e mamíferos de espécies típicas do Bioma Caatinga.