Geral

HGE mobiliza profissionais e atende centenas de alagoanos contra pé diabético

14/11/2016
HGE mobiliza profissionais e atende centenas de alagoanos contra pé diabético

Pacientes puderam descobrir pôde descobrir seu índice de massa corporal, seu nível de glicemia, sua pressão arterial .(Foto: Thallysson Alves)

Pacientes puderam descobrir o  índice de massa corporal, nível de glicemia e pressão arterial .(Foto: Thallysson Alves)

Quase duzentas pessoas foram atendidas pela equipe vascular do Hospital Geral do Estado (HGE) no sábado (12) no Maceió Shopping. Médicos, enfermeiros, nutricionistas e até educadores físicos participaram da mobilização em prol da saúde dos pés. A ação visa prevenir infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores principalmente em portadores de diabetes.

O evento, que antecedeu o dia mundial de prevenção ao diabetes (esta segunda), teve início às 14h e contou com dezenas de interessados pelo atendimento gratuito, entre eles estava o advogado Walter Loureiro Plech, de 72 anos. “Sou hipertenso. Um dia eu estava em casa e caí. Após algum tempo percebi um formigamento em minhas pernas e fiquei ainda mais preocupado quando assisti o médico na televisão apresentando o pé-diabético. Então vim buscar orientações para o meu tratamento”, disse.

No local, Walter, assim como todos os demais, pôde descobrir seu índice de massa corporal, seu nível de glicemia, sua pressão arterial, receber orientações médicas, conversar sobre o melhor exercício físico a ser praticado e sair com os devidos encaminhamentos para a manutenção de sua qualidade de vida.

“Foi muito bom! Eu também tenho pressão alta, sofro com os males da diabetes e, após um tratamento contra o câncer, surgiu uma mancha vermelha no meu pé direito. Não sabia o que fazer. Foi quando soube dessa ação e vim mostrar ao médico. Estou saindo daqui orientada, sabendo que preciso de um acompanhamento médico, com a realização de alguns exames”, relatou a dona de casa Maria Trindade da Conceição, de 65 anos.

Durante toda a ação, os interessados conversaram com os profissionais da saúde, ainda que informalmente. “Nosso objetivo é prevenir e contribuir com a saúde de todos. Somos um grupo de profissionais que unidos estamos empenhados a informar, esclarecer dúvidas, entrar no universo de cada um para dar a melhor orientação em favor da saúde”, pontuou superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Rogério Barboza.

Essa é a segunda ação de prevenção ao pé-diabético do HGE, a primeira este ano e a próxima, titulada como “Dezembro Verde, já está agendada para o dia 4 de dezembro, entre 8 e 12h, na Avenida Silvio Viana, trecho da orla fechada para lazer da Ponta Verde.

“Essas ações educativas e preventivas ajudam nosso hospital a conhecer mais seus clientes, onde eles transitam e impactam positivamente no seu funcionamento, uma vez que, com a população mais esclarecida, menos pacientes graves chegam e assim melhora nosso fluxo de atendimento”, avaliou o gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes.

O chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera. “Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso é preciso inspecionar os pés todos os dias e em caso de alguma irregularidade, procurar um médico”, aconselhou o cirurgião vascular, Josué Medeiros. “Se não houver tratamento e a infecção se agravar, é possível que o membro seja amputado”, alertou ele.