Cidades

Anjos da Paz acolhem dependentes químicos no Centro de Maceió

01/11/2016
Anjos da Paz acolhem dependentes químicos no Centro de Maceió
Os Anjos da Paz acolheram duas pessoas, que foram levadas para uma das 35 comunidades para dependentes químicos (Foto: Ascom/Seprev)

Os Anjos da Paz acolheram duas pessoas, que foram levadas para uma das 35 comunidades para dependentes químicos (Foto: Ascom/Seprev)

Psicólogos e assistentes sociais da Rede Acolhe, programa vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), saíram em peregrinação pelas ruas e praças do Centro de Maceió na manhã desta terça-feira (1º), no intuito de resgatar vidas do submundo das drogas.

Nesta ação, os Anjos da Paz, como são conhecidos, acolheram duas pessoas, que foram levadas para uma das 35 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pelo Governo de Alagoas.

É conversando com pessoas em situação de vulnerabilidade que os Anjos da Paz levam o máximo de informação possível sobre o tratamento terapêutico oferecido gratuitamente pela Rede Acolhe.

Nesta busca ativa, os profissionais fazem o atendimento e traçam o perfil do usuário. “A aceitação de todo o tratamento deve partir do próprio dependente, pois trabalhamos com acolhimento voluntário. O grande desafio é convencer essas pessoas, que estão num momento delicado da vida, a abandonar tudo aquilo e seguir um novo caminho”, conta a psicóloga Áurea Vasconcelos, coordenadora dos Anjos da Paz.

Áurea explica que é preciso ter paciência e cautela na abordagem. “Precisamos desmistificar o tratamento oferecido pela Seprev. É um trabalho cuidadoso. Muitas vezes, eles precisam de ombro amigo para desabafar e expressar suas dores. Primeiro, ouvimos suas histórias. Em seguida, mostramos os caminhos”, emendou a psicóloga.

Para o titular da Seprev, Jardel Aderico, o programa devolve ao dependente a oportunidade de retomar suas vidas, longe das drogas. “A abordagem individual, tão bem elaborada por nossos psicólogos, permite acessar o lado emocional dos dependentes, mostrando a eles que existem possibilidades de reconstruir suas vidas e que estamos aqui para conduzi-los ao êxito”, destacou o secretário Jardel Aderico.

Ao todo, 35 comunidades acolhedoras espalhadas por Alagoas estão credenciadas pela Seprev. A Rede Acolhe já acolheu mais de 20 mil dependentes químicos em cinco anos de existência. A secretaria disponibiliza o serviço por meio do call center 0800 280 9390 para toda a população.