Geral

Almagis mobiliza magistratura de AL contra impunidade e corrupção

28/11/2016

A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) vai realizar, no dia 1º de dezembro, a partir das 14h, uma grande mobilização, no Fórum da Capital, contra a impunidade e a corrupção, em virtude do andamento de projetos no Congresso Nacional que estão prestes a serem aprovados e que vão fragilizar e prejudicar toda a sociedade brasileira. 

No mesmo dia, diversos estados irão realizar mobilizações semelhantes, acompanhando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que fará o ato na marquise do salão branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A mobilização contará também com a participação das instituições que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

O ato visa alertar a sociedade para propostas como a mudança da lei do abuso de autoridade, que torna a magistratura e o Ministério Público reféns diante da responsabilidade criminal de suas atuações, comprometendo a autonomia e a independência jurisdicional; a PEC dos gastos públicos; e agora uma possível anistia para o caixa 2.

“Estamos acompanhando uma série de ações orquestradas que buscam cercear a atuação da magistratura. É um momento sério e precisamos mostrar que estamos unidos e que essa defesa vai além do Poder Judiciário, é em favor da sociedade, que será atingida diretamente com essas medidas”, frisou a presidente da Almagis, juíza Fatima Pirauá.

Em entrevista à TV Tribunal (veja vídeo abaixo), ela explicou as consequências da aprovação da PEC 55 para a sociedade brasileira.