Geral

Acidentes de moto são a maior causa das amputações na Unidade do Agreste

21/11/2016
Acidentes de moto são a maior causa das amputações na Unidade do Agreste
Os jovens são as maiores vítimas de traumas com amputações em Alagoas(Foto: Ilustração)

Os jovens são as maiores vítimas de traumas com amputações em Alagoas(Foto: Ilustração)

As amputações traumáticas significam a perda acidental de uma parte do corpo, a exemplo de dedos, mãos, braços, pés e pernas. Esse tipo de lesão pode ser causado por objetos cortantes, esmagamentos ou por forças de tração, e estão, frequentemente, relacionadas a acidentes de trabalho e de trânsito.

Nos últimos três anos, a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, realizou 82 procedimentos de amputação de membros em vítimas de traumas. Os números servem como alerta aos condutores de motocicletas, uma vez que 70% dos procedimentos foram realizados em pacientes vítimas da violência no trânsito, em sua maioria motociclistas ou passageiros desse tipo de veículo.

De janeiro a outubro, o hospital registrou 18 procedimentos de amputações traumáticas. “Muitas pessoas comparam a amputação a uma negligência de um atendimento que poderia ser melhor. As pessoas têm que ter consciência que a maior parte delas é consequência da gravidade de uma lesão. A necessidade de realização do procedimento está associada a uma destruição grande de tecidos, esmagamento, contaminação e esfacelamento de partes moles. Nestas circunstâncias é necessária a amputação primária”, frisou o angiologista e cirurgião vascular da UE, Felipe Amorim Braga.

Além da traumática, ainda existem outros tipos de amputação, como a vascular, congênita, infecciosa e tumorais. Em pessoas jovens, a maior causa é por traumas, que geralmente necessita de uma segunda intervenção cirúrgica, com vista à adaptação da protetização.

O angiologista Felipe Amorim frisou, ainda, que muitas ocorrências são provocadas por acidentes evitáveis e que o prejuízo pode ser bem maior do que a perda de um pedaço do corpo.

“Muitos motociclistas desobedecem às leis básicas do trânsito, empinando suas motos, andando sem capacete ou até transportando mais de duas pessoas. Em muitas situações, a vítima é o chefe da família, o responsável por levar o sustento da casa, que acaba ficando inválido”, alertou.