Geral

Vento Nordeste: próxima exposição da Diteal no Complexo Cultural

07/10/2016
Vento Nordeste: próxima exposição da Diteal no Complexo Cultural
Na semana passada, Rosilvaldo mostrou um pouco desse trabalho numa intervenção feita na Praia de Pajuçara. Divulgação

Na semana passada, Rosilvaldo mostrou um pouco desse trabalho numa intervenção feita na Praia de Pajuçara. Divulgação

O movimento e as cores caracterizam a exposição Vento Nordeste, do artista visual Rosivaldo Reis, que pode ser conferida pelo público a partir das 19h, do dia 13 de outubro, na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Na exposição, o artista utilizou latinhas de refrigerante e cerveja para retratar “a alegria, a beleza e o colorido do Nordeste, com esse sol maravilhoso e essa claridade toda”, explica Rosivaldo, que tem mais de 30 anos de trabalho e participou de várias exposições individuais e coletivas.

Segundo ele, o Vento Nordeste faz parte do seu imaginário. Filho da lavadeira Maria Reis e criado no Jacintinho, o vento era fundamental para o ofício de sua mãe e suas brincadeiras de criança.

“Os redemoinhos provocados pelo vento, muitas vezes, sujavam a roupa lavada por minha mãe. Mas também ajudavam nas brincadeiras, como soltar pipa. O vento sempre esteve no meu imaginário. Agora eu brinco com ele como adulto”, conta o artista.

Na semana passada, Rosilvaldo mostrou um pouco desse trabalho numa intervenção feita na Praia de Pajuçara. Durante um dia, ele montou cinco mil cataventos nas areias da praia, que foram apreciados por quem passava. “Essa intervenção foi toda filmada e vai poder ser vista por quem visitar a exposição”, diz Rosivaldo.

Quem for ao Complexo Cultural vai ver ainda duas instalações que remetem aos cataventos e as velas de jangadas, nove quadros, tipo colagem, feitos com latinhas, que também remetem ao movimento do Vento Nordeste, além de dois painéis que ficarão do lado de fora do prédio.

Visitação

A exposição Vento Nordeste pode ser vista de 13 de outubro a 18 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, nas quartas-feiras, das 8h às 20h. A entrada é franca.

Os diretores de escolas que queiram trazer seus alunos para a exposição devem entrar em contato com a equipe da Diteal pelo telefone 3315-5665 ou pelo endereço eletrônico [email protected].