Geral

Sesau forma novos multiplicadores no combate ao tabagismo

27/10/2016
Sesau forma novos multiplicadores no combate ao tabagismo

Em mais uma ação para ampliar os serviços ofertados no combate ao tabagismo em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) formou novos multiplicadores para atuarem junto aos usuários que desejam parar de fumar. O treinamento aconteceu nesta quarta-feira (26), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.

 

Essa etapa da capacitação envolveu os profissionais de saúde dos municípios de Murici, Penedo, Pilar, Traipu e Maceió. Segundo Vetrúcia Teixeira, coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, o curso disseminou o conhecimento de como deve ser realizado o acolhimento das pessoas que procuram ajuda para largar o vício do tabaco.

“Em todos os municípios, cada dia mais fumantes buscam ajuda para se livrar do vício e ter mais qualidade de vida. E a melhor forma é por meio de grupos que irão proporcionar intervenções cognitivas e treinamentos comportamentais para evitar as recaídas. Dessa forma, iremos diminuir ainda mais os índices de Alagoas, que já é o sexto estado com o menor número de fumantes no País”, destacou a coordenadora.

 

Os Núcleos de Controle do Tabagismo obedecem à portaria do Ministério da Saúde (MS) número 571/2013, que veio para ampliar os serviços oferecidos pela atenção básica no combate ao tabagismo. Eles são compostos por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e psicólogos.

 

Ainda de acordo com Petrúcia Teixeira, este ano entrou em vigor a portaria número 761/2016 do MS, validando as orientações para o tratamento do tabagismo, que constam no protocolo clínico e nas diretrizes terapêuticas de dependência à nicotina.

 

“Este ano, a Sesau já implantou outros 19 Núcleos de Controle do Tabagismo. Eles estão localizados em Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias, Piaçabuçu, Cajueiro, Chã Preta, Quebrangulo, Capela, Paulo Jacinto, Viçosa, Pindoba, Mar Vermelho e Atalaia”, informou a coordenadora.