Geral

Servidores e técnicos da Ufal entram em greve a partir desta segunda-feira (31)

31/10/2016
Servidores e técnicos da Ufal entram em greve a partir desta segunda-feira (31)

Servidores e técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) entram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (31). A mobilização foi definida em assembleia na última semana e é contra a PEC do teto dos gastos públicos e o Projeto de Lei 257 (PL257), que impede os estados de gastar mais do que o ano anterior.

Quando a greve foi definida, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Evilásio Freire, falou que a decisão da greve foi unânime, e segue orientação nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

“Imagine uma pessoa que nasceu ontem à noite. Daqui a 20 anos, quando o congelamento acabar, talvez não tenha universidade pública, não tenha o SUS. Há também o Projeto de Lei que congela as dívidas dos estados, e que afeta os servidores estaduais como um todo. Além disso, tem a reforma do Ensino Médio, e o Ministério da Educação dizendo que os Institutos Federais são ineficientes. Somos contra tudo isso”, afirma Freire.

Segundo o coordenador-geral do sindicato, ainda não é possível medir o impacto que essa greve terá no funcionamento da universidade, que já está sendo afetado pela ocupação da reitoria por estudantes.