Geral

Produção, comercialização e consumo da ostra em Alagoas é tema de seminário

28/10/2016
Produção, comercialização e consumo da ostra em Alagoas é tema de seminário

A ostra é um alimento sofisticado, saboroso e tem uma importância crucial para a economia do litoral alagoano. Mais de 150 famílias, de cinco comunidades, têm a ostreicultura como a principal fonte de renda.

 

No intuito de discutir os mecanismos de cultivo do molusco, acontecerá, na próxima terça-feira (1º) de novembro, o I Seminário e Curso Internacional Ostra e Comunidades, na Barra de Miguel.

O evento tem o intuito de apresentar o processo de depuração e discutir produção, comercialização e inserção do produto de forma mais expressiva nos mercados gastronômico e turístico. Durante a programação, o público terá acesso a palestras de especialistas do segmento e participará de espaços de debate e interação, onde poderá conhecer mais sobre o tema.

 

“A ostra agrega muito valor ao nosso cardápio, já diverso. Estamos promovendo a conexão direta entre os chefs e os produtores de comunidades inseridas em belos ecossistemas. O turista, certamente, sente-se privilegiado de conhecer a cultura local, por meio da nossa gastronomia”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Turismo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e organizadora do seminário, Marcela Pimenta.

 

O 1º Seminário e Curso Internacional Ostra e Comunidades é promovido pelas Associações de Produtores de Ostra, Sebrae, IABS, Ufal e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

 

Para conferir a programação na íntegra, basta acessar http://iabs.org.br/