Geral

Moradores de Palmeira dos Índios podem ficar sem água nos próximos 2 meses

11/10/2016
Moradores de Palmeira dos Índios podem ficar sem água nos próximos 2 meses

A falta de chuvas ameaça deixar os moradores de Palmeira dos Índios, interior do estado, sem água. A barragem Carangueja, localizada em Quebrangulo, abastece 70% da população da cidade vizinha e está com o volume muito baixo.

A barragem tem 18 metros de profundidade e, segundo o gerente da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), Joaquim Oliveira, ela está com apenas 30% de sua capacidade.

O gerente afirma que para poupar a água que resta, a Casal desliga uma das duas bombas de captação de água durante a noite. “A preocupação é enorme e estamos certos de que nos próximos 60 dias esta barragem vai acabar secando” conta Joaquim Oliveira.

Darlene Gomes mora no bairro São Francisco, em Palmeira dos Índios e precisa de duas caixas d’água de mil litros e da cisterna por causa do rodízio no abastecimento.

“A água só dura 3 dias, chega no domingo e falta na terça-feira, de manhã já não tem mais água. Ai tem que usar o reservatório, porque se não fica sem água” diz a dona de casa.

Darlene também reclama dos resíduos que, segundo ela, vem na água e se acumulam no fundo do reservatório. “A água não serve para beber, nem para cozinhar”.

De acordo com o gerente da Casal, uma das opções para evitar um colapso no abastecimento seria fazer a transposição das águas da barragem Caçamba, que abastece 30% dos domicílios de Palmeira dos Índios e fica a 8km de distância da barragem Carangueja. “Já existe um estudo da diretoria para que seja feito de forma emergencial esta transposição” afirma Joaquim Oliveira.

Confira o vídeo: