Geral

Mais de 200 pessoas são capacitadas pelo Programa Frente do Emprego

17/10/2016
Mais de 200 pessoas são capacitadas pelo Programa Frente do Emprego
Programa envolve dez encontros semanais com grupos de 30 trabalhadores desempregados, cidadãos que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos(Foto: Ascom/Sete)

Programa envolve dez encontros semanais com grupos de 30 trabalhadores desempregados, cidadãos que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos(Foto: Ascom/Sete)

O Programa Frente do Emprego, da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), capacitou 245 trabalhadores em Maceió e Arapiraca.

Um dos que ganharam o certificado do curso foi Jadson dos Santos, 26 anos. Durante as aulas, ele descobriu sua habilidade no relacionamento interpessoal e aprendeu novas técnicas para conquistar um espaço no mercado de trabalho.

“Há dois anos estou desempregado. Já fiz entrevistas e apresentei currículos. Mas no curso percebi que estava procedendo de forma incorreta. Aprendi a elaborar um currículo, como me vestir e me comportar diante do entrevistador. Recentemente fiz uma seleção e estou aguardando ser chamado”, revelou.

As vagas estão abertas para a formação da segunda turma. As inscrições são gratuitas e os interessados em se qualificar podem procurar um dos postos da rede estadual do Sine.

O secretário Sérgio Figueiredo destacou a relevância do Programa Frente do Emprego ao capacitar os trabalhadores nesse momento porque passa o país.

“Um dos maiores gargalos na contratação de um trabalhador é a pouca qualificação, e o Governo de Alagoas, preocupado com esse fator, vem ofertando alguns programas de capacitação, por meio da Secretaria de Trabalho. Entre eles o Frente do Emprego, onde o cidadão é levado a descobrir seus interesses, habilidades, competências e qualificação profissional”, afirmou.

Frente do Emprego

O programa envolve dez encontros semanais de 3 horas cada, com grupos de 30 trabalhadores desempregados, cidadãos que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Cada dia é debatido um tema elaborado pelo curso. No total, serão 30 horas, com direito a certificado.

          No curso são abordados temas como:

  1. Orientações sobre o Frente do Emprego;
  2. Quem sou eu, minhas habilidades e competências;
  3. Desenvolvimento do currículo;
  4. Formulário de solicitação de emprego e entrevista;
  5. Técnicas da procura de emprego;
  6. Este emprego é para mim;
  7. Mantendo-me saudável;
  8. Testes aplicados pelos empregadores;
  9. Planejamento financeiro; e
  10. Trabalho por conta própria