Cidades

Dia de Campo em Jundiá apresenta pesquisas e colheita de soja

13/10/2016
Dia de Campo em Jundiá apresenta pesquisas e colheita de soja
Com uma produção de 70 sacas por hectares, Alagoas vem produzindo soja acima da média nacional. Ronaldo Lima

Com uma produção de 70 sacas por hectares, Alagoas vem produzindo soja acima da média nacional. Ronaldo Lima

A segunda colheita de soja na fazenda Surubana, no município de Jundiá, marcou também a apresentação do resultado de pesquisa feita com 50 tipos de variedades de soja. O evento reuniu, nesta terça-feira (11), técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, da Embrapa, Emater e produtores de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Paraná.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, que participou das atividades com o superintendente da Agricultura em Alagoas, Alay Correia, destacou que a diversificação da atividade agrícola em Alagoas é rentável e tem uma grande importância para o desenvolvimento do setor.

“Está comprovado que Alagoas tem potencial para o plantio de soja, e isso vai agregar valor, principalmente na produção de sementes para comercializar com outros estados do País”, comemora o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, atualmente já há comércio para venda tanto para a exportação, como para o mercado interno.

Antônio Santiago, que coordena as pesquisa da Embrapa em Alagoas, explica que produzir soja tanto na região Norte, como na região Sul do Estado, é uma atividade vantajosa do ponto de vista econômico e produtivo. “Além do solo propício para o cultivo, tem mercado e logística de escoamento, o que é benéfico para o produtor”, assegura.

As pesquisas que estão sendo realizadas pela Embrapa contam com a participação de dois engenheiros agrônomos e um técnico agropecuário. Com uma produção de 70 sacas por hectares, Alagoas vem produzindo soja acima da média nacional.

Para o produtor Marcelo Oiticica, proprietário da Fazenda Surubana, o resultado de pesquisa e a boa colheita da soja têm um grande significado para o setor e foi construída de forma conjunta, fruto das parcerias com o Governo de Alagoas (Seagri), Federação da Agricultura e Embrapa. “Essa conquista é coletiva, e sem o apoio e o incentivo das instituições envolvidas nada seria possível em tão pouco tempo”, destacou Oiticica.

Antônio Ferreira, que há trinta anos trabalha com produção de grãos no Paraná, veio ao Estado de Alagoas somente para participar do Dia de Campo da Soja e conhecer as potencialidade da região e tentar conseguir uma área produzir grãos. “Meu projeto é verificar as possibilidades de produção de soja, buscar informações técnicas e ver os resultados das pesquisas”, afirmou Ferreira.